Música

Cabeceira: Nina Mundi apresenta o primeiro single de Vitral

A faixa estreia em 3 de abril, trazendo a fusão de sonoridades do álbum.


01/04/2025

Foto: Nina Mundi

Portal WSCOM

A multiartista Nina Mundi lança, no dia 3 de abril, Cabeceira, primeiro single de seu álbum de estreia, Vitral, previsto para o primeiro semestre de 2025. A faixa chega às plataformas digitais como um convite à imersão em um universo sonoro que mistura experimentação, diversidade cultural e composições autorais inéditas. A música sintetiza a essência do disco, combinando timbres acústicos, elétricos e eletrônicos que refletem a trajetória da artista e sua visão musical.

Em Cabeceira, Nina Mundi transforma a intimidade de suas memórias em som. A canção evoca fragmentos de vida que, assim como peças de um vitral, se unem para formar uma nova narrativa. Sons inusitados, como bolas de gude, garrafas sopradas e elementos metálicos, se entrelaçam com arranjos de xilofone, glockenspiel, percussão e vozes femininas.

Cantautora, multiartista e pesquisadora, Nina tem uma trajetória marcada pela pluralidade. Nascida em Porto Alegre e radicada por 14 anos na Europa, colaborou com artistas de diversas nacionalidades e idealizou o Sarau Mundi – Palco da Diversidade, uma série de eventos multiartísticos realizada em Berlim entre 2018 e 2019. Com formação em música, publicidade e etnomusicologia, Nina construiu uma carreira que transita entre a performance, a pesquisa acadêmica e a produção cultural. Durante sua estadia na Europa, atuou como pesquisadora e docente em instituições como a Universidade Humboldt de Berlim e a Universidade de Música Franz Liszt, em Weimar. Ao retornar ao Brasil, estabeleceu novas conexões musicais em João Pessoa, onde desenvolveu Vitral em colaboração com músicos de diferentes regiões do país e da América Latina.

Além de dar voz ao álbum, Nina esteve presente em cada etapa de sua construção. “Fui produtora executiva e de conteúdo, diretora musical e artística, multi-instrumentista e cantora. Também assinei a identidade visual do álbum, produzindo os vitrais da capa, e me aventurei na fotografia, capturando a imagem do single. Esse disco é a síntese de muitas linguagens que fazem parte de mim”, conta a artista.

Com show de lançamento no próximo dia 25 de abril na Usina Energisa, Vitral reúne sete faixas inéditas que transitam entre idiomas, ritmos e estilos distintos. O projeto conta com a participação de 11 artistas de cinco estados brasileiros, além de colaborações internacionais da Colômbia e Argentina.

A produção do disco Vitral é fruto da premiação de Nina Mundi no edital da Lei Paulo Gustavo da Paraíba, viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba.

Link para pré-save: https://tratore.ffm.to/cabeceira



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.