Futebol

Brasil vence a Colômbia com gols de zagueiros e pegará a Alemanha na semifinal

Quartas


04/07/2014

Após a classificação sofrida do Brasil em jogo dramático contra o Chile nas oitavas de final, o Brasil foi muito criticado pelo futebol pobre e pelo emocional abalado. O time teve seis dias para treinar e aproveitou o tempo, inclusive, para reforçar o emocional dos jogadores com a psicóloga da Seleção.

O adversário era a melhor seleção da Copa até o momento, a única seleção que venceu todos os jogos até então e a nação do artilheiro da competição (James Rodríguez), a Colômbia. O Brasil começou o jogo com duas alterações: Luiz Gustavo suspenso proporcionou o retorno de Paulinho e Daniel Alves contestado saiu para a entrada de Maicon.

O jogo

O Brasil começou bem diferente das outras partidas: a marcação acertou, o time estava confiante psicologicamente e o meio campo melhorou. Os primeiros 15 minutos foram de marcação pressão do Brasil, nesse período, a Colômbia teve muitas dificuldades para jogar e o Brasil conseguiu marcar.

O lance do gol foi semelhante ao marcado contra o Chile: aos 6 minutos, em escanteio cobrado por Neymar, a bola passou por toda a área e Thiago Silva apareceu para marcar de coxa: o jogador que tinha sido muito questionado pelo emocional fraco, numa ironia do futebol, conseguiu colocar o Brasil em vantagem.

Ao longo do jogo, o Brasil ainda obrigou o goleiro Ospina a fazer boas defesas com o paraibano Hulk. No jogo de hoje, Neymar estava mais centralizado e Hulk estava na esquerda, na faixa de campo onde joga geralmente o camisa 10, Neymar. O primeiro lance foi aos 19, quando Hulk tabelou com Neymar e soltou a bomba para a defesa do goleiro colombiano; O segundo lance foi aos 27 minutos, Marcelo deu lindo passe para Hulk que chutou forte e rasteiro, para mais uma defesa de Ospina.

A Colômbia teve muitas dificuldades para conseguir jogar. A marcação pressão feita pelo Brasil conseguiu inibir o jogo da Colômbia. James Rodríguez, o craque da Colômbia, não conseguiu espaço para jogar, o único perigo levado ao gol de Júlio César foi aos 10 minutos, quando Cuadrado ficou com uma sobra de bola e chutou com muito perigo ao gol do Brasil.

Segundo Tempo

Na etapa complementar, o Brasil pareceu ter cansado e diminuiu o ritmo, passando a tentar jogar com mais segurança. A Colômbia precisando marcar, aproveitou-se de alguns espaços deixado pelo Brasil, James Rodríguez apareceu na partida e começou a trocar passes e avançar com mais frequência.

Porém, no momento que a Colômbia começava a pressionar o Brasil, tendo inclusive marcado um gol que não valeu, veio o gol que deu tranquilidade ao Brasil aos 22: Hulk avançou pelo centro e foi derrubado. A falta era de longe, mas David Luiz acertou um belo efeito na bola e conseguiu surpreender Ospina: Brasil 2 x 0 Colômbia.

Com o placar, o Brasil se tranquilizou e passou a ter algumas chances nos contra-ataques. A Colômbia foi para cima, não desisitiu, mesmo com uma tarefa complicada. Aos 32 minutos, uma esperança para os colombianos: Bacca recebeu na área e avançou, Júlio César derrubou o atacante e o juiz marcou pênalti e deu amarelo para o goleiro: James Rodríguez foi para a cobrança e não perdoou. Mais ou menos 15 minutos para o Brasil segurar. Não seria dessa vez que ia ser tranquilo.

Felipão colocou Ramires no lugar de Hulk e Henrique no lugar de Neymar (que saiu sentindo muitas dores) na tentativa de proteger o setor defensivo. Os minutos finais foram de pressão total da Colômbia, mas o Brasil conseguiu segurar.

O próximo jogo do Brasil é contra a Alemanha que venceu o fantasma do Brasil, a França mais cedo. Na terça-feira (08), o Brasil terá o penúltimo desafio antes do sonhado hexa. Nesse sábado (05), Holanda x Costa Rica e Argentina x Bélgica definem a outra semifinal.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.