Paraíba

Borborema recebe a Rota Raízes do Brejo na próxima sexta-feira


10/11/2022

Portal WSCOM



“A Paraíba nasceu aqui” foi o tema trazido por Serra da Raiz durante a passagem da Rota na cidade nos dias 4 a 6 de novembro. Na abertura, a dança, a música e a arte fizeram parte da programação preparada para a noite, contando com a presença de autoridades e representantes das demais cidades participantes da Rota.

Entre as apresentações culturais na solenidade de abertura, a banda Joaquim Menezes tocou para o público a canção “Paraíba Jóia Rara” de Ton Oliveira, encantando a todos e interpretada, na ocasião, pelo cantor Edno Santiago que recebeu com muito carinho o convite para participar da solenidade. “Interpretar uma canção de um grande ícone da música popular nordestina, que virou um hino para todos nós paraibanos foi um momento marcante, um momento ímpar. É muito gratificante para o artista, perceber que a sua arte está levando boas emoções e impactando pessoas e foi o que percebemos no público do momento da apresentação. Eu só tenho a agradecer a todos que contribuíram com a efetividade desse evento, a todo o público presente e que mais eventos como esses venham ser colocados a disposição dos nossos artistas, para assim, mostrarmos nossa arte”, disse o cantor.

 

A banda Joaquim Meneses faz parte da história de Serra da Raiz, criada em março de 1967 e está há décadas levando música e transformando vidas por causa da música, sendo um patrimônio cultural da cidade.

 

 

A programação da Rota também contou com a participação das escolas municipais organizadas pela secretaria de desenvolvimento social e educação, que se apresentaram durante o sábado (7.11) na praça de eventos. Foram quatro escolas rurais, representadas por crianças e profissionais da educação, apresentando a cultura de Serra da Raiz e um pouco da origem de cada escola. “Nós serranos falamos com orgulho da nossa cultura, pois relatos históricos comprovam a importância da nossa cidade no nascimento da Paraíba. E levar para nosso alunado a história de como nossos antepassados construíram memórias que se mantêm vivas até hoje é garantir que não só conheçam suas origens, mas também valorize-a”, contou Jailma Barbosa da Silva, gestora da escola Santa Lúcia.

 

A gestora também mostrou-se feliz pela oportunidade de participar do Raízes do Brejo e da importância desse evento para a região. “É muito gratificante participar de um evento que tem como objetivo valorizar o que de melhor temos em nossa cidade, e quando se trabalha com educação esse compromisso cultural se faz mais importante, ao despertar o interesse em nossa história, mantemos viva nossa cultura através de nossas crianças”, concluiu.

 

 

A festa de turismo e cultura em Serra da Raiz contou com visitas ao memorial de engenhos e a presença das bandas Cavalo de Pau e Os 3 do Nordeste que subiram ao palco na noite de sábado. No domingo, último dia da Rota na cidade, a reabertura do Teatro Lourival Freire foi motivo de festa. O equipamento cultural que estava fechado há alguns anos, abriu mais uma vez suas portas para dar lugar a arte e ser mais um local de disseminação cultural na cidade.

 

Encerrada a Rota Raízes do Brejo em Serra da Raiz, Borborema é a próxima cidade a festejar com a chegada do evento. O secretário de cultura e turismo, Edjalme Neto, compartilha a satisfação em receber este ano mais uma edição do Raízes. “É com muito orgulho que iremos tratar do tema “Da Fé à Cura”, contando a história da capelinha de São Sebastião, que no presente ano, se tornou centenária. O Raízes do Brejo retoma nesse período pós pandemia e estamos com grande expectativa para o musical e para todo roteiro. No sábado, reinauguraremos a Ilha da Fantasia, um marco na história de Borborema, e nesse evento apresentaremos roteiros turísticos, a marca turística do município e muito mais surpresas”, contou.

 

 

É com grande expectativa que o evento está sendo aguardado e preparado para o público, contando com três dias de atividade de cultura, turismo e gastronomia. “A programação se estenderá até o domingo, dia 13, quando encerramos com a apresentação da orquestra sinfônica e coral do SESC, na Igreja Matriz. Borborema, visite e se encante! Venham nos prestigiar”, finalizou o secretário convidando a todos.

 

Abertura oficial acontece no dia 11 de novembro a partir das 19h30 em frente a Capelinha de São Sebastião. A programação completa está disponível no site!

 

Datas da Rota Cultural Raízes do Brejo 

 

Borborema – 11 a 13 de novembro

Dona Inês – 18 a 20 de novembro

Guarabira – 25 a 27 de novembro

Pirpirituba – 2 a 4 de dezembro

Pilõezinhos – 9 a 11 de dezembro


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.