Política

Bolsonaro nomeia chefe de gabinete de Ciro Nogueira, do Centrão, para a presidência do FNDE

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º).


01/06/2020

Na imagem o presidente Jair Bolsonaro



O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação foi feita pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter de Souza Braga Netto, e publicada junto com a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (1º).

A ida do representante do PP para a presidência do fundo faz parte da iniciativa de Bolsonaro para negociar cargos do governo com partidos da Câmara, em especial com os que fazem parte do Centrão, na velha política do toma-lá, dá cá. Órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão entre os cobiçados pelo grupo.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, teve uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte no último dia 19 de maio sobre o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estava prevista a participação de deputado Arthur Lira (PP/AL), liderança do chamado Centrão.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //