menu

Esporte

12/10/2019


Basquete Unifacisa tem estreia histórica na NBB e vence com facilidade o Rio Claro

Unifacisa x Rio Claro (Divulgação NBB)

Este sábado, dia 12 de outubro, ficará marcado na memória de muitos torcedores e admiradores do basquete na Paraíba. A Unifacisa fez história nesse feriado de Nossa Senhora Aparecida, ao concretizar a primeira participação de uma equipe paraibana na elite do esporte nacional. O time de Campina Grande fez bonito ao superar a barreira dos 100 pontos marcados em uma única partida, no duelo com o Rio Claro-SP, na Arena Unifacisa, na Rainha da Borborema.

O placar terminou com a Unifacisa na frente com 101 pontos marcados contra 86 do Rio Claro. Os destaques do jogo foram João Vitor, com 20 pontos, 9 rebotes e 24 de eficiência; Gemadinha, com 17 pontos, 4 rebotes e 19 de eficiência; e Antônio: 15 pontos, 4 rebotes e 16 de eficiência, todos pela equipe de Campina Grande. Pelo time paulista, se destacaram os atletas Lucious, com 19 pontos e Ansaloni, que efetuou 15 pontos, 7 rebotes e 16 de eficiência.

O destaque e cestinha da partida, João Vitor, enalteceu o carinho da torcida de Campina Grande.  “Sempre gostei muito do clima da torcida local, mesmo quando vim aqui para jogar contra. Sempre apoiaram, e foi isso que facilitou a minha chegada em Campina Grande. Ficamos felizes, a torcida nos apoiou, merece esse resultado e o que está por vir. O Nordeste merece ter um basquete competitivo”, disse.

Contratado para ser o técnico principal do Unifacisa nessa temporada, Felipe Santana, o Filet, ressaltou a importância da estreia maiúscula da equipe. “O clima está muito legal em Campina Grande e a expectativa está alta. Estudamos bastante não só o Rio Claro, mas também Pato Branco, já que ambas disputaram competições nessa pré-temporada. A torcida abraçou muito a nossa equipe, desde a participação na Liga Ouro, e estamos muito contentes com o time que conseguimos montar: jovem, aguerrida e com muito versatilidade. Tenho certeza que faremos um bom campeonato”, afirmou.

Confira os lances do jogo:

 

CAMINHO LONGO

O caminho até essa realização do sonho de jogar o NBB CAIXA foi longo. Com um projeto que começou em 2012, movido pelo sentimento de incentivar a prática esportiva no campus da universidade, a Unifacisa já tem na conta o título da Liga Ouro 2019 e chega para o NBB CAIXA com sonhos e ambições a curto e longo prazo.

Segundo Eduardo Schafer, gerente técnico da equipe, poder jogar a elite do basquete nacional é a realização de um sonho.

“É a realização de um sonho, especialmente para mim que vivo o basquete desde minha infância no interior da Paraíba. Sempre tivemos os pés no chão, desde o início do projeto, e agora mais do que nunca vamos continuar um passo de cada vez. Temos um bom time, apesar de ser jovem e ficamos na expectativa de fazermos uma excelente campanha no NBB e, quem sabe, ser uma das grandes surpresas da competição”, reiterou o gerente técnico da equipe de Campina Grande.

Agora, com o sonho de chegar na elite do basquete brasileiro realizado, a Unifacisa almeja alçar voos mais altos. Um deles é de transformar Campina Grande, conhecida culturalmente pela festa de São João, em uma capital do basquete da região Nordeste.

“A cidade, a cada dia que se passa, tem amado mais o basquete e procurado entender melhor o esporte. Nosso plano é transformar Campina Grande em uma cidade referência no basquete do Nordeste, como Franca é conhecido como a terra do basquete em São Paulo. Queremos transformar a Unifacisa em uma referência”, afirmou Eduardo Schafer.



Da Redação
Portal WSCOM