Política

Após reunião com Temer, governadores fecham pacto por austeridade e crescimento

NO PLANALTO


22/11/2016



Chefes de Executivo de 18 unidades da Federação, dentre eles o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), fecharam um pacto pela austeridade e crescimento, após encontro do Fórum Permanente de Governadores, nesta terça-feira (22), na Residência Oficial de Águas Claras. O assunto será levado ao presidente da República, Michel Temer, em reunião no Palácio do Planalto. A reunião teve início às 14h10 e durou mais de duas horas.

Serão criadas câmaras temáticas dentro do fórum para debater assuntos de interesse das unidades. Os grupos de trabalho vão estudar medidas para a retomada do crescimento e de controle de gestão da previdência, além de avaliar a celeridade dos projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso Nacional.

Entre as matérias está a que estabelece a partilha, com os estados, de multas provenientes do programa de repatriação de recursos de brasileiros no exterior, assim como já ocorre com a parte relativa ao Imposto de Renda. Esse assunto será tratado de forma específica no encontro com Temer.

Ao fim do encontro, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse à imprensa que o objetivo é debater temas importantes para o País retomar o desenvolvimento. “Vamos, em um primeiro momento, ouvir o que (o presidente) tem a dizer. Depois vamos comunicar a formalização desse fórum como unidade que propõe um pacto pela austeridade e crescimento”, enfatizou.

Outros projetos sobre os quais as câmaras do fórum vão se debruçar são a securitização da dívida, a renegociação do passivo dos estados, a venda da dívida ativa, o uso de depósitos judiciais privados e a convalidação de incentivo fiscal.

Acompanharam a reunião sediada pelo governo de Brasília os governadores do Acre, Tião Viana; do Amazonas, José Melo; do Ceará, Camilo Santana; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Pará, Simão Jatene; da Paraíba, Ricardo Coutinho; de Pernambuco, Paulo Câmara; do Piauí, Wellington Dias; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; de Roraima, Suely Campos; de Santa Catarina, Raimundo Colombo; de São Paulo, Geraldo Alckimin; de Sergipe; Jackson Barreto;  e do Tocantins, Marcelo Miranda.

Também participaram da reunião nesta manhã os vice-governadores do Amapá, Papaléo Paes; do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Junior; e de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto.
 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.