Paraíba

Ação para orientar pedestres e motoristas sobre as faixas de pedestres

Faixa de pedestre


18/03/2013



 A partir desta segunda-feira, 18, a equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) continua o trabalho educativo nas faixas de pedestres da cidade. A ação será realizada das 16h às 17h30 na faixa de pedestre da Rua Luiz Alberto M. Coutinho, em Mangabeira VI (confira calendário abaixo). O objetivo é orientar a travessia segura dos pedestres e chamar a atenção dos condutores para o respeito à faixa.

A mobilização vai contar com a participação dos educadores que vão abordar os motoristas e pedestres. Agentes de mobilidade também darão apoio às atividades.

De acordo com o superintendente Nilton Pereira de Andrade, a intenção das ações educativas nas faixas é fazer com que o cidadão reflita sobre a relação desigual que existe entre pedestres e condutores. “É importante que cada pessoa perceba qual o seu papel no trânsito para torná-lo mais humano e seguro”, ressaltou.

Entre fevereiro e março, os educadores fizeram um trabalho de conscientização na Rua Floriano Peixoto, em Jaguaribe, onde o fluxo de veículos é intenso. Após essa ação educativa, os motoristas daquela área que não obedecerem ao Código de Trânsito Brasileiro estarão sujeitos à multa se não derem prioridade de passagem ao pedestre quando este estiver atravessando à via em faixa própria.

Na opinião do diretor de Operações, Cristiano Nóbrega, as campanhas e atividades educativas são importantes para mudar os hábitos das pessoas. “As nossas atitudes dão vida ao trânsito. Por isso, cada um deve fazer a sua parte adotando comportamentos seguros ao caminhar, dirigir ou pedalar. Só assim, nós poderemos construir um trânsito mais humanizado”, disse o diretor.

Confira as dicas

• O pedestre deve buscar a faixa para fazer a travessia de forma segura, observando a sinalização semafórica, caso haja no local.
• Ao condutor cabe entender que dar preferência ao pedestre não é só uma questão de gentileza é lei.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //