menu

Entretenimento

18/10/2019


ABC² abre seminário nesta sexta-feira (18) em João Pessoa; veja os detalhes

Segundo os organizadores, o seminário visa à integração e o diálogo entre teologia cristã, enquanto uma disciplina acadêmica e as ciências naturais.

Imagem divulgação

A Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) abre nesta sexta-feira (18), em João Pessoa, o seminário ‘Fé e Ciência’. O evento, que conta com apoio da Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV), segue até amanhã, será realizado no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube.

 

Temas como ‘Fundamentos do Diálogo entre Fé e Ciências Humanas’; ‘Quatro Visões sobre Criação, Evolução e Design Inteligente’; ‘O Desafio Missional do Intelectual Cristão’ e a ‘Introdução a Teologia Natural’ serão debatidos pelos principais expoentes da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência como o professor doutor Roberto Covolan; o reverendo Guilherme de Carvalho e o professor Marcelo Cabral.

 

As inscrições podem ser feitas por meio do link http://abre.ai/amlJ .

 

Segundo os organizadores, o seminário visa à integração e o diálogo entre teologia cristã, enquanto uma disciplina acadêmica e as ciências naturais, do ponto de vista filosófico e histórico, por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade. Além disso, o seminário busca contribuir para o crescimento do diálogo dentro das universidades brasileiras e das igrejas, gerar e ampliar material para discussão e reflexão e fortalecer a iniciativa de troca de conhecimento.

 

Quem são os palestrantes – O físico, professor colaborador da Unicamp e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN, Dr. Roberto Covolan, é da Igreja Batista Fonte, de Campinas (SP), onde tem ministrado cursos sobre a relação entre Fé Cristã e Ciência Contemporânea. O reverendo Guilherme de Carvalho é teólogo e pastor evangélico reformado, fundou a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência e a Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares É diretor de L’Abri Fellowship Brasil com sua mulher Alessandra e pastor da Igreja Esperança, em Belo Horizonte, além de diretor de Promoção e Educação em Direitos Humanos no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em Brasília. O economista Marcelo Cabral (UNICAMP), é filósofo e mestre em Teologia pelo Calvin Theological Seminary, e Assistente Editorial e Revisor Geral da série Fé e Ciência.

 

O que é ABC² – Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) tem como objetivo promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil. A ABC² é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) com o apoio da Templeton World Charity Foundation (TWCF). A Associação promove um diálogo aberto, honesto e respeitoso entre os campos da fé e razão, tendo como princípio a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera. A ABC², que tem como propósitos a Fé e Razão; a Missionalidade; a Contemplação; e o Conhecimento Integral, busca ainda avançar no conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã. Mais informações no site www.cristaosnaciencia.org.br