Cultura

‘A Juliette que vi na TV e a Paraíba que se mostra para o mundo’, por Marilene Galdino


06/05/2021

Portal WSCOM



A historiadora e bibliotecária, Marilene Galdino, leitora do portal WSCOM, fala no texto a respeito da vitória de Juliette, no BBB21, da Tv Globo, exaltando a autoestima e a divulgação necessária também do Estado da Paraíba, para todo o Brasil, como tão bem soube explorar a nível nacional, a participante paraibana no programa.

Leia:

A Juliette que vi na TV e a Paraíba que se mostra para o mundo

Juliette Freire, 31 anos, ganhadora da última edição do BBB – Big Brother Brasil 2021, Rede Globo, em sua participação no reality show, encarnou uma alma paraibana. Mas de uma Paraíba atual que deseja ser protagonista. Paraíba que se compara a alguém que levanta a cabeça, olha pra a frente e começa a dizer: “vejam o que tenho de bom, vejam o que posso oferecer”.

Percebia há anos atrás, na Paraíba, um estado que sempre teve tanto, porém pouco conseguia mostrar-se, divulgar-se, e afinal isto não parecia ter tanta importância. Agora, sinto e percebo, é bem diferente, a Paraíba quer ser vista, a Paraíba sabe que tem muito potencial e quer mostrá-lo ao mundo.

Juliette teve exatamente esse perfil, durante o programa da emissora. Toda vez que surgia uma oportunidade, aproveitava-a para mostrar mais seu estado. Falou de Campina Grande e seu São João, falou do ponto mais oriental das Américas, falou do cordel e da xilogravura, falou do sertão e do cacto, falou da resistência do povo paraibano, e para completar, ainda cantou as músicas de artistas da terra e cantou o forró.

Contudo, ela não é única nesse sentimento, porém foi arretada em expressá-lo. Tantos(as) paraibanos(as) gostariam de dizer igual, e disseram através da sua voz.

Outro ponto, igualmente importante, foi que não apenas a Paraíba captou a honestidade dos seus sentimentos, mas uma multidão, em todo o país, muitos inclusive se denominaram “cactos”, assim querendo expressar “nós também somos resistência, nós também juntamos luta e amor”. O que não poderia ser diferente, porque também os(as) brasileiros(as), espalhados(as) de canto a canto desse país continental, encarnam tais características de sonho, de luta e de amor, e principalmente de saber-se, agora mais do que nunca, como são fortes e resistentes.

Assim, o Brasil também disse qual sua atual pauta: ser resistência. Entretanto não querendo apenas aridez, querendo mais doce, saúde e vigor no cotidiano; o país quer vitória sobre todo o mal.
Juliette venceu o programa, Juliette ganhou o prêmio sonhado, a Paraíba e o Brasil se identificaram por que precisam profundamente de voz e de ação, precisam ocupar espaços, mostrar-se, reconhecer-se e ser afinal, reconhecidos.

Para cada brasileiro(a), diria que no reconhecimento de sua potencialidade está e estará, sua maior vitória.

 

Marilene Galdino

Bibliotecária e Historiadora



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //