Brasil

X (ex-Twitter) retorna para usuários no Brasil mesmo após bloqueio do STF


18/09/2024

Portal WSCOM



 

Na manhã desta quarta-feira (18), usuários brasileiros começaram a relatar o retorno da plataforma X (antigo Twitter), após semanas de bloqueio determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde 30 de agosto, a rede social estava inacessível no país, após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que também impôs uma multa de R$ 50 mil por dia para quem utilizasse métodos como VPNs para acessar o serviço.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O retorno da rede social, embora parcial, foi confirmado por alguns usuários no aplicativo.

Nas redes sociais, a reativação da plataforma dominou os trends no Brasil. Perfis populares, como o de Hugo Gloss, celebraram o retorno com mensagens como “MEU TWITTER TÁ VIVO”, e muitos internautas fizeram piadas sobre os dias sem acesso ao X. Além disso, memes envolvendo o Bluesky, uma plataforma concorrente, também ganharam destaque nos Trending Topics.

A origem do desbloqueio ainda não está clara. Na última sexta-feira (13), foram transferidos R$ 18,3 milhões das contas da Starlink e do X aos cofres da União, em cumprimento à decisão do STF. No entanto, o desbloqueio do X não foi totalmente concluído, uma vez que Musk continua se recusando a cumprir outras determinações judiciais do tribunal, como o bloqueio de perfis.

Recentemente houve uma reunião de Elon Musk com a advogada brasileira Vanessa Souza, especialista em direito cibernético. Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, a reunião aconteceu dias antes do retorno da plataforma e pode ter acelerado as negociações para o desbloqueio no Brasil.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.