Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Qual o futuro de Ricardo Coutinho na Paraíba, a partir de seu desempenho em 2023 no governo Lula?


10/06/2023

O ex-governador e ex-candidato a senador Ricardo Coutinho (Foto: Web)

 

 

É uma questão de tempo: mais dia, menos dia o ex-governador Ricardo Coutinho deverá estar de volta à baila política na Paraíba, mesmo sem o tamanho de antes, mesmo porque precisa ajustar seu manequim.

 

Há que levar em conta diversos fatores à vista levando em conta qual seu futuro efetivamente no jogo jogado politicamente por ele na relação com governo Lula, já que decorridos mais de 5 meses ele ainda está fora do projeto liderado pelo tricampeão.

 

Amigos mais próximos falam de muitas conversas com Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha, etc., só que apesar de muitas conversas até agora nada aconteceu. Leve-se em conta que o saldo da ação de RC lá atrás considera tal realidade atual muito estranha a merecer correções de rumo porque na prática até agora ele continua fora do jogo.

 

EFEITOS MORO/DALLAGNOL

 

Na cena nacional, a realidade expõe conjuntura implacável contra Sérgio Moro e Dallagnol, este último cassado e em vias de mais pagamento pelas injustiças cometidas, da mesma forma e, principalmente, o senador Moro, responsável por aplicar os processos de Lawfare a mando dos EUA para tentar acabar com as grandes empresas brasileiras e destruir o PT/seu maior líder Lula.

 

Passados os anos, estamos já no decurso de prazo apenas aguardando a vez de Moro e todos os procuradores sobre seus futuros com comprovadas ações corruptas contra agentes políticos já expostos.

 

E NO CASO PARAÍBA?

 

O promotor de Justiça Otávio Paulo Neto se mantém na coordenação do GAECO, instância responsável por 23 processos contra o ex-governador e diversos auxiliares de governo sob a acusação de desvios de recursos.

 

Já foram vários processos recorridos STF e para o TRE querendo transferi-los da esfera criminal para eleitoral, entretanto, até agora todos, por unanimidade, no tribunal estadual este recusou as alegações da Defesa.

 

Além do mais, o ministro do STF, Gilmar Mendes, mesmo acatando argumentos de revisão de rito processual na instância estadual, ultimamente negou provimentos a estes recursos.

 

SÍNTESE

 

O fato é que o ex-governador ainda não decidiu o que fará na direção de 2024, ainda não sabe qual cargo que será contemplado, além do mais seus argumentos de realidade vivida à base de Lawfare na Paraíba ainda não se efetivaram nos autos, como no caso nacional, o que lhe leva a viver com conjuntura diferente da de Lula.

 

INCÓGNITA

 

Seja como for, ainda será preciso acompanhar o tempo para saber seu futuro de líder político na Paraíba com estatura na atualidade bem diferente do passado.

 

Só resta ter que aguardar, mesmo reconhecendo todo esforço produzido pelo projeto Lula, mesmo pós a realidade presente não ter sido à altura de seu histórico, até por possibilidades de erros cometidos nesse tempo passado.

 

O futuro de Ricardo é incógnito a partir do próprio PT estadual, onde a dados de hoje já não tem a mesma influência de antes, por isso resta aguardar os desdobramentos.

 

Eis o resumo da ópera.

 

ÚLTIMA

 

“O olho que existe/ é o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.