Internacional

Japão vai participar de exercícios da Otan na Alemanha

Nomeados de Air Defender 23, os exercícios contarão com 10 mil participantes de 25 nações, além de 250 aeronaves


08/06/2023

Sede da Otan em Bruxelas, na Bélgica (Foto: REUTERS/Yves Herman/)

Brasil 247

 

 

O Japão participará de uma série de exercícios conjuntos liderados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos. As atividades estão previstas para acontecer na Alemanha, entre os dias 12 e 23 deste mês de junho. A informação foi publicada nesta quarta-feira (7) pelo jornal Metrópoles.

Nomeados de Air Defender 23, os exercícios contarão com 10 mil participantes de 25 nações, além de 250 aeronaves, que simularão uma resposta a um possível ataque contra um dos países membros da Otan. “Isso demonstrará, sem sombra de dúvida, a agilidade e a rapidez de nossa força aliada na Otan como primeira resposta”, disse a embaixadora dos Estados Unidos na Alemanha, Amy Gutmann, nesta quarta-feira (7) em coletiva de imprensa.

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida disse em 24 de maio que o Japão não tem planos de entrar para a Otan. Em 2014, o então primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, assinou um acordo de parceria com a aliança. Em 2022, o país participou pela primeira vez da cúpula da Otan. A organização foi criada em 1949 e é uma aliança militar formada por mais de 30 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Portugal.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.