Música

Escurinho realiza a Ciranda da Penha e convida o grupo Raízes Paraíba

O cantor e compositor Escurinho realiza mais uma edição da Ciranda da Penha neste sábado (22), e traz como convidado o grupo pessoense Raízes Paraíba.


21/10/2022

A Ciranda da penha é realizada pelo músico Escurinho na Peixada de Dona Irene (Foto: divulgação/Produtora A casa Vai Cair)

Portal WSCOM

Ciranda da Penha é um projeto de Escurinho e da produtora ACVC Produções Artísticas, que acontece na praia da penha na Peixada de Dona Irene, mensalmente, onde o músico convida um grupo de cultura popular e também se apresenta com sua banda. Na ciranda já passaram nomes como Vó Mera, Tia Ciata, Tambores da Lua, Tambores do forte, Banda Avuô, Salamandra Sandra, Maracatu Nação Pé de Elefante, Coco de Roda de Gado Bravo, dentre outros.

O projeto vem sendo realizado há cerca de três anos, parando apenas no período da pandemia, retomando esse ano onde foram realizadas duas edições com patrocínio da Lei Aldir Blanc. Em setembro ela retoma seu projeto original que é a campanha pague quanto puder onde o público faz doações espontâneas na hora dos shows ou através de uma vakinha criada para arrecadar fundos para o projeto.

O local da ciranda é a peixada da Dona Irene que fica a beira mar da praia da penha, local administrado pela matriarca e suas filhas, onde se come uma deliciosa peixada curtindo uma vista privilegiada da praia. Escurinho tem mais de trinta anos de carreira, quatro cd’s e um dvd, turnês nacionais e internacionais. Também atuou no teatro, sendo responsável pela trilha sonora do espetáculo Vau da Sarapalha, inspirado na obra de Guimarães Rosa.

 

O cantor e compositor Escurinho (Foto: divulgação/Roan Nascimento/Produtora A casa Vai Cair)

 

Percussionista, compositor e cantor, estuda a música nordestina desde a década de 70, quando fundou com o compositor Chico César o Grupo Ferradura. Interprete performático, Escurinho é conhecido por sua atuação e
militança no movimento cultural do Nordeste. O artista se prepara para lançar dia 28/10 em todas as plataformas de streaming um EP com 04 músicas compostas durante a pandemia e que vão estar no show desse sábado.

O Grupo Raízes Paraíba é um grupo de ritmos e danças afro- indígena e tem como objetivo visibilizar e fortalecer a cultura afro-brasileira através da percussão, canto, dança e capoeira. Em seu repertório, estão incluídos: ijexá, samba de roda, coco, maculelê, perré, ciranda e performances artísticas que contemplam a arte afro indígena e as manifestações culturais do Estado da Paraíba.

 

Grupo multicultural Raízes Paraíba (Foto: divulgação/Produtora A casa Vai Cair)

 

O grupo nasceu no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em setembro de 2009, espaço referência de multiculturalidade na cidade de João Pessoa, onde são executadas ações sócio- culturais centradas na integração de todos os segmentos artísticos. O trabalho é considerado uma ferramenta de transformação e inclusão social para promover a paz e a tolerância, bem como combater o racismo.

No show, o grupo vai apresentar coco de roda, ciranda, ijexá, maracatu e diversos outros ritmos nordestinos, no seu repertório vários compositores paraibanos como Jackson do Pandeiro, Biliu de Campina, Naldinho Braga, Escurinho, além de composições autorais e um passeio pela musicalidade dos quilombos, comunidades praieiras e povos indígenas. A Ciranda da Penha já se firmou na cidade recebendo o público local e de outras cidades e é uma festa para todas as idades.

 

Ciranda da Penha será realizada neste sábado, 22. (Foto: divulgação/Produtora A casa Vai Cair)

Serviço:
Ciranda da Penha
Escurinho convida Grupo Raízes Paraíba
Dia 22/10/22 às 19h
Local: Peixada de Dona Irene
Rua Otacílio Silva da Silveira, 156 – Praia da Penha
Pague quanto puder
Realização: ACVC Produções Artísticas – 83 98886513


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.