Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Sucessão 2022: os efeitos da pesquisa, o tamanho dos candidatos e a invenção de João Azevêdo nesta 5ª feira


14/07/2022

(Foto: reprodução)

De João Pessoa a Cajazeiras, a conversa nos bastidores de quem acompanha a política ainda se volta para os efeitos da pesquisa Opus ao governo na qual o governador lidera e Pedro Cunha Lima aparece em segundo com 18% – exatamente na semana em que ele saiu de superexposição atribuindo sua substituição por Romero Rodrigues.

Antes de se aprofundar em Pedro, não há outra pauta nesta 5ª mais forte e consistente do que o evento do PSB e partidos aliados, em João Pessoa, no Clube Cabo Branco, buscando dar demonstração de força política e eleitoral nesta fase da pré-campanha.

Dados levantados pelo Blog, asseguram que não haverá o anúncio de nenhum nome na majoritária já definido hoje pelo governador que, aliás, resolveu assumir o comando das articulações da campanha.

EFEITOS DA PESQUISA

É recomendável pelo bom senso não se ignorar resultado de pesquisa, como a do Instituto Opus divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Portal da Capital apontando o governador João Azevêdo (PSB) na liderança da disputa pela reeleição com 26% da intenções de voto seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) aparecendo com 18%, e Nilvan Ferreira (PL), 13%. Já Veneziano Vital (MDB) se apresenta em 4ª posição com 12% das intenções dentre os pesquisados. Major Fábio é o último na lista com 1%.

Diz a pesquisa: Branco/nulo e não sabe/não respondeu somam 30%. Adjany Simplício (PSOL) e Antônio Nascimento (PSTU) não pontuaram.

FATO SUPERIOR

O que chama a atenção nesse conjunto de dados é o fato de que Pedro Cunha Lima surge com 18% exatamente na semana seguinte à conjuntura na qual nas últimas 4 semanas só se falava em sua substituição por Romero Rodrigues.

Diante deste cenário, ele aparecer com a performance apresentada de fato é quase fator milagre.

Seja como for, diante das diversas repercussões, o processo só está começando.

ÚLTIMA

“Eita vida boa/Aperreada”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.