Futebol

Atlético-MG, do atacante Hulk, faz valer vantagem do empate e conquista 46º título estadual no Mineirão


22/05/2021

Jogadores do Atlético-MG comemoram título estadual (Foto: Foto: Mineirão)

ESPN.com.br



E o Atlético-MG é o campeão mineiro de 2021. Neste sábado (22), no Mineirão, o Galo voltou a empatar em 0 a 0 com o América-MG no jogo decisivo da final e, apesar da igualdade, fez valer a vantagem do empate para se sagrar bicampeão estadual. O Coelho ainda perdeu um pênalti no início do 2º tempo.

O Galo chegou ao seu 11º jogo consecutivo sem perder na temporada – somando todas as competições – e não sabe o que é ser derrotado há mais de um mês, desde o dia 11 de abril, na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro no clássico, ainda na primeira fase do Mineiro. No estadual, a equipe teve a melhor campanha da primeira fase e por isso teve a vantagem do empate. Foram 15 jogos, com 10 vitórias, 3 empates e apenas duas derrotas.

Já o América, que teve a segunda melhor campanha no estadual, ficou com o vice-campeonato, mas também somou o seu sétimo jogo consecutivo sem derrota na temporada. No Mineiro, foram 15 jogos, com nove vitórias, três empates e três derrotas.

Atlético fatura 46º título, e América aumenta jejum

Além do bicampeonato, já que também conquistou o estadual na última temporada, o Galo chegou ao 46º título mineiro, competição onde é o maior campeão, disparando em relação ao Cruzeiro, seu arquirrival, que tem 38 conquistas.

O Coelho, por sua vez, segue com os mesmos 16 títulos estaduais e aumentou o seu jejum na competição, já que desde 2016 não levanta a taça de campeão em Minas Gerais.

Destaque do América-MG neste início de temporada, o goleiro Cavichioli pode até ter ficado com o vice-campeonato no estadual, mas fez mais uma partida segura contra o Atlético-MG, fazendo boas defesas, principalmente no primeiro tempo, em lance envolvendo o zagueiro rival Igor Rabello.


Foi mal

Apesar de ter terminado o campeonato na artilharia isolada com sete gols, Rodolfo desperdiçou a melhor chance do América no jogo. Logo aos 5 minutos do segundo tempo, após pênalti cometido pelo zagueiro Igor Rabello, do Atlético, o atacante errou a cobrança, que bateu no travessão, e que poderia ter colocado o Coelho na frente do placar quando o mesmo ainda estava 0 a 0.

Próximos jogos

Na próxima terça-feira (25), o Atlético-MG volta o seu foco para a disputa da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2021. Já classificado e com a liderança do grupo H assegurada, o Galo encara o Deportivo La Guaira, mais uma vez no Mineirão, e tentará terminar esta primeira fase com a melhor campanha geral. No Brasileirão, a estreia está marcada para o próximo dia 30, em casa, contra o Fortaleza.

Já o América, só volta a campo no próximo domingo, quando também estreia no Campeonato Brasileiro. O clube mineiro disputa a primeira rodada fora de casa contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada.

Invencibilidade do Atlético chega a 16 jogos

Com o empate, a freguesia do América-MG contra o Atlético só aumentou. O Coelho não vence o Galo há 16 jogos, e são 11 derrotas e cinco empates. A última vitória foi em 2016, na decisão do estadual daquele ano, em que a equipe conquistou pela última vez o Campeonato Mineiro.

Hulk, do Atlético-MG, disputando bola com Anderson, do América-MG, na decisão do Campeonato Mineiro Gazeta Press

Ficha técnica
Atlético-MG 0 x 0 América-MG
GOLS: a partida não teve gols.

ATLÉTICO-MG: Éverson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Jair (Zaracho) e Nacho Fernández (Hyoran); Keno (Marrony), Savarino (Vargas) e Hulk (Eduardo Sasha). Técnico: Cuca.

AMÉRICA-MG: Cavichioli; Diego Ferreira, Anderson, Bauermann e Marlon Lopes (Geovane); Zé Ricardo, Ademir (Bruno Nazário), Juninho (Ramon), Alê e Felipe Azevedo (Leandro Carvalho); Rodolfo (Ribamar). Técnico: Lisca.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.