Política

Presidenciáveis se unem em ataques a Bolsonaro e falam em convergência pelo País

Luciano Huck, João Doria, Eduardo Leite, Ciro Gomes e Fernando Haddad participam do painel de encerramento da Brazil Conference; assista ao vídeo


18/04/2021

Ciro Gomes, Eduardo Leite, Fernando Haddad, João Doria e Luciano Huck, durante painel da Brazil Conference mediado por Eliane Cantanhêde e Hussein Kalout Foto: Reprodução

Estadão



Reunidos virtualmente pela primeira vez para debater os desafios do Brasil, potenciais candidatos ao Palácio do Planalto fizeram neste sábado, dia 17, duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e à conduta do governo federal na gestão da pandemia e em áreas sensíveis ao desenvolvimento do País, como meio ambiente, relações exteriores e educação. O ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT), os governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS), e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o apresentador de TV Luciano Huck participaram do painel de encerramento da sétima edição da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento organizado pela comunidade de estudantes brasileiros de Boston (EUA), em parceria com o Estadão. Quase sempre unidos em críticas ácidas ao presidente da República, eles também falaram em “convergência” num projeto de País e para derrotar Bolsonaro na eleição de 2022.

Todos destacaram que é preciso “curar as feridas provocadas pela polarização política”. Em clima de cordialidade, os cinco possíveis candidatos ao Planalto listaram uma série de características do governo Bolsonaro consideradas antidemocráticas, como o enfrentamento às decisões do Judiciário e às tentativas de interferir nas polícias militares estaduais.

Os mais vocais nas críticas foram Doria, Ciro e Haddad, que chegaram caracterizar como “genocida” a atuação do governo no combate ao coronavírus, destacando oportunidades perdidas para salvar vidas. Huck e Leite salientaram a questão ambiental. O governador do Rio Grande do Sul citou ainda os recordes nos índices de desmatamento, dados que têm sido motivo de desprestígio aos olhos de outros países do mundo.

O painel, denominado Desafios do Brasil, foi mediado por Eliane Cantanhêde, colunista do jornal  O Estado de S.Paulo, e pelo ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República no governo Michel Temer, Hussein Kalout.

Assista: 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.