Paraíba

Covid-19: bar e lava-jatos são fechados em Manaíra por descumprimento de decreto


07/05/2020

Portal WSCOM



 Nesta quinta-feira (7), a força-tarefa da Prefeitura de João Pessoa realizou uma fiscalização no bairro de Manaíra. Desde as primeiras horas da manhã, equipes  estão fiscalizando o cumprimento do decreto municipal referente ao isolamento social e ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante o período de pandemia. Até às 12h desta quinta (7), três estabelecimentos foram fechados, seis notificados e um autuado. Os locais que foram fechados se tratavam de um bar e dois lava-jatos, ou seja, não se classificavam como serviço essencial. As equipes permanecem no bairro até o final do expediente desta quinta.

De acordo com a plataforma de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro de Manaíra apresenta a maior concentração de casos confirmados da Covid-19. São 62 casos da doença e uma média de 51,2% de isolamento social, segundo o monitoramento da Secretaria de Planejamento (Seplan). “Nós continuamos encontrando irregularidades como a falta de uso de máscaras por partes dos clientes e/ou funcionários e ausência de controle do fluxo de pessoas dentro do estabelecimento. Quando o serviço é considerado essencial, orientamos e notificamos por meio dos órgãos competentes. Quando o local que está aberto não se encaixa como essencial, imediatamente é fechado”, explicou Alisson Cavalcante, diretor de fiscalização da Semam.

A fiscalização da força-tarefa da PMJP está acontecendo de maneira intensificada desde o último domingo (03). Desde então, até a manhã desta quinta (7), foram mais de 70 vistorias já foram realizadas, 62 estabelecimentos notificados, 23 autuados e 22 precisaram ser fechados, por não oferecer produtos e serviços classificados como essenciais. “A gente pede a conscientização dos empresários nesse momento, para que atendam às exigências especificadas em decreto, no caso dos estabelecimentos que podem funcionar nesse período. O momento é de união e estamos pensando no bem coletivo. O trabalho será contínuo e as nossas equipes estão fazendo com que as recomendações da publicação sejam, de fato, cumpridas”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.