Política

Blog de Walter Santos analisa efeitos da ascensão de Aguinaldo e seu futuro

CONGRESSO NACIONAL


24/02/2017



O Blog de Walter Santos desta sexta-feira (24), analisa os efeitos da ascensão de Aguinaldo Ribeiro no Congresso e seu futuro político na conjuntura nacional.

Segundo Walter, "Aguinaldo Ribeiro tem acumulado experiência gradativa na atividade parlamentar, logo já sabe conviver com a cúpula de Poder de Brasília".

Leia a análise na íntegra:

A hercúlea missão de Aguinaldo Ribeiro na conjuntura nacional

A mídia nacional consolidou como fato a escolha, convite e aceitação por parte do deputado federal Aguinaldo Ribeiro para ele assumir depois do Carnaval – pois até lá nada anda – a Liderança do Governo exercendo papel crucial para os destinos do Executivo na relação com o Congresso Nacional.

Aguinaldo Ribeiro tem acumulado experiência gradativa na atividade parlamentar porque, até recentemente era Líder do Partido Progressista na Câmara, logo já sabe conviver com a cúpula de Poder de Brasília.

HONRARIA E CUSTO ELEVADO

Não há como ignorar o fato de estar-se como Líder de Governo gera de fato status singular para poucos e isto, naturalmente, eleva à convicção de que há mérito de desempenho a partir do próprio parlamentar porque ninguém em Brasília perde tempo com incipiência, logo ele tem seus méritos.

Mas Aguinaldo chega numa hora muito difícil para o Governo Temer diante dos fatos conhecidos de desmonte de peças – chave do Executivo, o mais recente Eliseu Padilha – afastando-se mais por estar sendo abatido pela Mídia – do que pelo problema de próstata.

Temer mantém Moreira Franco próximo dele mas sabe da fragilidade política em face do envolvimento com Delações e outras graves acusações – caso que derrubou Geddel Vieira Lima e outros assessores do presidente.

Aguinaldo chega na hora em que Temer perde José Serra no Governo, da mesma forma que a indicação de Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça criou um problema grande na base do Governo no Congresso e este será outro grande desafio do novo Líder.

REPERCUSSÃO DE FUTURO

No plano nacional, Aguinaldo Ribeiro ainda conviverá com os efeitos do Tsunami chamado Delações da Odebrecht devendo atingir muita gente, inclusive o próprio Temer, cujos efeitos de projetam devastadores.

Por essas e outras, ele enfrentará a mais difícil crise institucional de Governo.

No Plano menor, da Paraíba, Aguinaldo passa a sentar na mesa principal de 2018 podendo aventar e disputar o Senado, mas tudo ainda dependendo.

O filho de Virgínia e Enivaldo Ribeiro subiu na Politica feito foguete. Agora é saber como se sustentar na estratosfera pois, como se diz lá na Torre, difícil mesmo é se manter no patamar dá conquista .


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.