Notícias

Países europeus reforçam segurança no período natalino após atentado

PERÍODO NATALINO


22/12/2016



A partir desta quarta-feira (21), uma das maiores atrações turísticas de Londres, a troca da guarda no Palácio de Buckingham, vai ter segurança reforçada. As medidas foram antecipadas por causa do atentado em Berlim.

Um lugar icônico com grande presença militar e que atrai multidões. O famoso serviço secreto britânico viu incontáveis motivos para o reforço policial.
A popular troca de guardas ganhou novas barreiras. As armas não fazem parte do uniforme real. O clássico táxi preto – especialista em atalhos – ficou sem alternativas. O trânsito deu um nó. Foi a vez de os carros esperarem para ver a banda passar.

Na terça-feira (20) à noite, a prefeitura de Londres anunciou o fechamento de ruas. Ao redor do Palácio de Buckingham, o trânsito foi interditado. Mas as autoridades explicaram que não houve nenhuma ameaça específica. Isso foi uma resposta aos últimos ataques.
Vai ser assim nos próximos três meses. As interrupções vão ser testadas durante as duas horas da troca de guarda. Uma medida que já vinha sendo estudada, os britânicos é que resolveram se adiantar.

O plano de segurança de eventos público está sendo esmiuçado, inclusive no réveillon de Londres, em geral, celebrado por 100 mil pessoas.
O alerta de ameaça em todo a Grã-Bretanha é substancial. Cidades como Birmingham e Manchester também levantaram barreiras e aumentaram o policiamento em mercados e parques.

A mesma precaução teve a escaldada França, vítima de dois grandes atentados. A notícia de que o assassino de Berlim estaria em fuga, fez ainda o país apertar o controle nas fronteiras com Alemanha, Suíça e Luxemburgo.

A Turquia também reforçou a segurança em representações diplomáticas no país. Os governos reagem, pelo menos até que prevenção vire tradição.
 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.