Política

Veneziano defende que o partido escolha um lado; “Não podemos ser neutros”


06/10/2014

Segundo candidato a deputado federal mais votado na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), teve 177.680 mil votos. Esta manhã (06), ele concedeu entrevista á Rádio CBN João Pessoa, falou sobre a expectativa para o mandato, e prestou agradecimentos ao povo paraibano, especialmente aos campinenses.

Na oportunidade, Veneziano falou também sobre o segundo turno das eleições na Paraíba e no país e sobre quais rumos o PMDB deve tomar no Estado. “Este feito me enche de felicidade e alegria, ao mesmo tempo em que tenho muita responsabilidade com a confiança depositada em mim. Não mudarei em nada o meu comportamento. Agradeço a todos os paraibanos, especialmente aos campinenses que acreditaram na minha trajetória política. Esta é uma demonstração do que fiz como prefeito de Campina Grande. Vencemos essas eleições com trabalho. A toda Paraíba, minha mais sincera gratidão. Não frustrarei as expectativas”, afirmou.

Veneziano destacou a sua direção política à frente da Prefeitura de Campina Grande. Ele disse que a vitória é reflexo de sua gestão. “Não há razões para que não atrelemos este ganho agora na Câmara à minha gestão como prefeito. É inegável a maneira como tenho desempenhado meu papel como gestor, a forma de fazer o meu exercício político que é pleno, graças a Deus tenho um portfólio de trabalho. Eu sempre soube ir para as ruas, sempre soube começar do zero, isso é importante demais para continuar avançando. O que mostra claramente que o paraibano reconheceu o meu trabalho e acredita que daremos sequência deste feito com competência distinta e uma postura coerente”, ressaltou.

Sobre as eleições para prefeitos e vereadores em 2016, Veneziano disse que a Paraíba o elegeu deputado federal, “teremos muitos outros fatos, vamos ver qual a conjuntura do Estado daqui pra frente”.

Segundo turno 

O candidato eleito deputado federal disse que, nos próximos vinte dias, focará primeiro em levar em conta que o PMDB tem uma decisão política a tomar em dois dias. Veneziano se refere a qual partido o PMDB apoiará no segundo turno. “Ainda temos uma campanha em curso. O partido ficou fragilizado pelo desempenho de mal peemedebistas e mesmo assim conseguiu números expressivos de deputado eleitos e o também elegeu o senador. A postura destemida de Vitalzinho foi muito importante, sua política merece reconhecimento. Temos que trabalhar a recondução de Dilma à presidência e definir qual a posição estadual. O PMDB está do lado do projeto nacional que mudou a vida das pessoas nesses 12 anos”, destacou.

Na Paraíba

Veneziano foi enfático ao dizer que o PMDB precisa rever o comportamento e corrigi-los. Ele disse também que é fundamental é que o partido passe por uma revisão ampla e que exija um posicionamento ético moral e comportamental, “o partido precisa cobrar dos seus esta postura. Mas isso não acontece, o que vale é o ganho fácil, é o voto utilitário, é o poder pelo poder e isso é fragilidade de quem não tem convicção nos seus próprios propósitos e convicção na política que se deve fazer”.

O deputado eleito falou ainda que lamenta o racha no PMDB, afirmou que sempre pediu votos para Vital e Zé Maranhão e destacou sua lealdade ao partido. “Tem que ter muito cuidado. Se não fosse exatamente a postura dispare de alguns companheiros, o PMDB estaria posicionado de uma maneira muito mais fortalecida nessa eleição. Eu nunca deixei de pedir votos para Vital governador e para eleger Zé no Senado. Não há esse risco de ser dizer que eu estive em outro palanque. Quem desejar me convidar para qualquer palanque já sabe que eu vou pedir votos pra eles. Este é meu comportamento de lealdade e coerência”.

No entanto, o candidato eleito não adiantou para que lado o PMDB deva ir. “Vamos ter um posicionamento em nível nacional óbvio, coerente com o PT. No Estado, não me cabe defender ou assumir uma das duas candidaturas, não posso falar antes que o partido se reúna. Mas é importante assumir um lado. Aqueles que ficaram verdadeiramente com o PMDB, são estes que deverão falar pelo partido, devemos falar com os peemedebistas autênticos, aqueles que estão de fato com o partido”.

Ele finalizou informando que Vitalzinho conduzirá a decisão ao lado do senador eleito José Maranhão e que haverá discussões sobre o encaminhamento a ser dado. “Eu não defendo a neutralidade, defendo que seja decidido um lado e já”.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.