Futebol

Com 2 gols de Neymar, Brasil dá susto, mas goleia Camarões por 4 x 1

Garantido


23/06/2014

A Seleção Brasileira foi para Brasília enfrentar seu terceiro e último desafio na fase de grupos da Copa do Mundo. O adversário era a seleção de Camarões, que vive crise no extracampo (ameça de greve dos jogadores antes do início da Copa e briga entre Ekotto e Moukandjo na derrota por 4 x 0 para a Crócia) e no campo (duas derrotas, 5 gols sofridos e nenhum marcado). Os africanos não contaram com Eto’o, lesionado; Alexander Song, suspenso por 3 jogos e Assou Ekotto, afastado por Volker Fink depois de confusão com um compatriota. O Brasil contou com a volta de Hulk e entrou pressionado mostrar evolução.

Primeiro Tempo

O Brasil começou jogando bem, pressionando Camarões, marcando bem a saída de bola e jogando de forma compacta. A boa fase, no entanto, durou pouco tempo. Logo a equipe de Camarões começou a igualar as ações.

Aos 15 minutos, Neymar foi empurrado por um africano fora de campo. O empurrão o motivou e um minuto depois o craque recebeu de Luiz Gustavo e finalizou no cantinho direito, sem chances para Itandje: Brasil 1 x 0 Camarões.

Após o gol, a seleção encolheu em campo, Camarões foi para cima e começou a pressionar. Aos 24 minutos, em escanteio, Matip cabeceou na trave. Um minuto depois o susto se concretizou: Nyom se livra de Daniel Alves e cruza para Matip deixar tudo igual.

Quando o jogo começava a ficar nervoso, denovo Neymar para tranquilizar a situação aos 33 minutos: ele recebeu na entrada da área, limpou a jogada e chutou no contrapé de Itandje para recolocar a seleção na frente: Brasil 2 x 1 Camarões.

A partir daí a seleção se acalmou na partida e começou a respirar e trocar passes com mais tranquilidade. Esse foi o primeiro tempo de sofrimento em Brasília. Hulk fez uma boa partida, fazendo investidas pelos lados do campo e invertendo com Neymar, para aliviar a marcação em cima do artilheiro da Copa do Mundo até o momento.

Segundo Tempo

A seleção brasileira começou o segundo tempo com uma alteração: Fernandinho entrou no lugar do contestado Paulinho. O jogo começou igual como no primeiro: com o Brasil pressionando Camarões. Hulk teve excelente oportunidade logo no segundo minuto, quando recebeu no meio, avançou, invadiu a área, mas foi desarmado quando ia chutar.

Dois minutos depois foi a vez de Fred (que fazia mais um jogo ruim até o momento) desencantar, David Luiz concretizou cruzamento da esquerda na cabeça do centro avante, que não perdoou: Brasil 3 x 1 Camarões.

O resultado deu tranquilidade ao Brasil, que aproveitou para fazer algumas mudanças. Aos 18 minutos, Hulk deu lugar a Ramires. Além de poupar o atacante, Felipão aproveitou para acertar a marcação e não correr mais riscos.

O jogo esfriou, Camarões não forças, nem motivação para ir para cima. O Brasil parecia satisfeito com o placar que lhe garantia a liderança no Grupo A. Neymar dividiu um lance com Matip e precisou de atendimento médico. Felipão aproveitou o fato do camisa 10 estar pendurado e pôs Willian em seu lugar, aos 26 minutos.

Os 15 minutos finais de jogo foram sem emoções. Não houve muitos lances de perigo, exceto o gol de Fernandinho aos 38 minutos, em bela triângulação entre Fred, Oscar e Fernandinho, a bola sobrou para o volante que bateu na saída de Itandje para sacramentar o placar de 4 x 1.

Pós-jogo

Com o placar, o Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo A. O México venceu a Croácia por 3 x 0 em Recife e se garantiu em segundo. Nas oitavas de finais, o Brasil vai enfrentar o Chile e o México duela contra Holanda. O jogo do Brasil será no sábado (28) no Mineirão. O jogo do México será uma depois, no Castelão.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.