Futebol

Sem imediatismo, Vasco prepara Montoya para temporada de 2014

Potencial


27/11/2013



{arquivo}Com a ajuda de grupo de investidores, o Vasco fez uma aposta no meio do ano com a esperança de achar um bilhete premiado para o ano de vacas magras de 2013. A contratação de Santiago Montoya, meia colombiano de 21 anos, custou R$ 3 milhões e motivou o clube a contratar um dos escritórios de advocacia mais conhecidos do país para liberar o jogador na Fifa. Com poucas chances para atuar, mas sem corresponder no pouco que jogou, o jogador, porém, desperta uma preocupação da comissão técnica em não se precipitar na avaliação do jogador. Faltando duas semanas para o fim da temporada – e dois jogos apenas -, o clube tem planos para Montoya despontar de vez no futebol brasileiro em 2014.

No treino dessa terça-feira, pela manhã, com gramado encharcado, o colombiano mostrou um pouco mais de seu jogo, que, por hora, não encanta o técnico Adilson Batista. Com técnica e habilidade, o jogador tentava passar pelos marcadores e procurava companheiros desmarcados, mas não conseguia executar suas melhores jogadas e muitas vezes era desarmado. Fisicamente, o jogador também vem sendo trabalhado. Sob orientação do preparador físico e fisiologista Daniel Gonçalves, Montoya, que mede 1,73m, saiu de 63 kg para cerca de 65 kg. Mas o objetivo da comissão técnica é ainda encorpar mais o jogador.

Desde a estreia no dia 14 de agosto contra o Santos, o colombiano só foi titular mais duas vezes. Ao todo, foram nove aparições em campo – mais seis vezes no banco. Com Adilson, o jogador só foi relacionado na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre. Da carreira em ascensão em poucos meses no All Boys, da Argentina, Montoya vai precisar de paciência para seguir sua carreira no futebol brasileiro.

A direção cogitou uma negociação por empréstimo do jovem estrangeiro, mas descartou a ideia por enquanto. No fim do Brasileiro, com o destino do Vasco na Série A ou B já decidido, os investidores vão procurar o clube para saber se procuram um novo clube para Montoya atuar ou se aguardam o início da temporada de 2014. Hoje, a tendência é do Estadual servir de laboratório e, ao mesmo tempo, teste de fogo para o jovem talento do futebol colombiano. A expectativa no clube é de vê-lo em ação durante o Carioca de 2014, após passar por toda a pré-temporada e terminar perfeitamente adaptado ao ritmo do futebol brasileiro.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.