Cinema

9ª edição do Comunicurtas homenageia Fernando Teixeira e Jean-Claude Bernadet


14/11/2014



A partir desta sexta-feira (14), o Brasil vai estar com a atenção voltada para Campina Grande, porque vai começar a 9ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. A abertura do evento acontece às 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, com homenagem a dois grandes artistas do audiovisual: o paraibano Fernando Teixeira e o francês radicado no Brasil, Jean-Claude Bernadet. A primeira noite do festival conta, ainda, com a exibição de vídeos das mostras competitivas Tropeiros, A ideia é… e Brasil.

Ao longo de cinco dias, o festival vai promover a vivência da cultura oferecida no cinema, permitindo o acesso democrático à sétima arte, a partir da realização de mostras competitivas, exposições, mesas redondas, debates, oficinas, worshop e palestra sobre os mais variados assuntos envolvendo a arte audiovisual, além do Fórum Paraibano de Audiovisual e do Encontro do GT Audiovisual da Comissão Nacional os Pontos de Cultura – CNdPC/MinC e da Rede Paraibana dos Pontos de Cultura.

Dentro da programação do evento, como forma de homenagear os 150 anos de Campina Grande, o Comunicurtas UEPB vai exibir nos dias 15 e 16 de novembro, às 15h, no Teatro Municipal Severino Cabral, os longa metragens “Pingo d’água”, do diretor Taciano Valério, e “O Resgate do Pavão Misterioso”, do diretor e professor Sílvio Toledo. Ambos tiveram a maioria de suas cenas rodadas na Rainha da Borborema e vão integrar a Mostra Especial de Filmes Convidados.

Também fazem parte da programação do festival as mostras competitivas, que contam com várias produções avaliadas por um júri especializado. São elas: Mostra Brasil, para curtas metragens produzidos em qualquer um dos estados da Federação; Mostra Tropeiros, para curtas de realizadores paraibanos ou domiciliados na Paraíba; Mostra Estalo, para curtas paraibanos com até um minuto de duração; Mostra Tropeiros de Telejornalismo, para reportagens e matérias de TV produzidas por profissionais paraibanos; e a Mostra A Ideia é…, para peças publicitárias produzidas por profissionais ou empresas paraibanas.

Também serão realizadas ao longo do festival oito oficinas que tratarão de temas voltados à produção e realização da cultura audiovisual. São elas: “Elaboração de projetos e captação de recursos públicos”, “Roteiro para produção audiovisual”, “Preparação de ator para cinema”, “Cinema e novas mídias”, “Som direto: equipe, equipamentos e captação”, “Etnografando comunidades”, “Media Training” e “Introdução à produção de filmes de baixíssimo orçamento”.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //