Notícias

7 de Setembro deve ter protestos em mais de 140 cidades no País e até no exterio

Protestos


07/09/2013

 O feriado de 7 de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil, deve ser marcado por diversas manifestações em todo o País. Os protestos, organizados por meio das redes sociais, devem atingir 147 cidades do Brasil, além de duas do exterior.

Na página de Facebook do “Maior Protesto da História do Brasil”, que está concentrando e divulgando informações sobre os atos programados para este sábado, mais de 410 mil pessoas haviam confirmado presença no evento.

A pauta de reivindicações — votada na rede social — é dividida em seis temas: prisão dos condenados no mensalão; aprovação imediata da Lei de Combate à Corrupção (PL 7368/2006); redução do número de Deputados (PEC 280/2008); Reforma Tributária (PEC 233/2008); fim do voto obrigatório (PEC 159/2012); e aprovação do novo PNE (Plano Nacional de Educação).

Além do Distrito Federal, os seguintes Estados terão protestos em uma ou mais cidades: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Duas cidades no exterior também farão atos em apoio aos manifestantes no Brasil. Os protestos acontecem em Christchurch, na Nova Zelândia, e em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Rio de Janeiro

Palco de diversos protestos que acabaram em confronto entre manifestantes e policiais militares, o Rio de Janeiro deve ter presença do Exército durante o ato. A corporação divulgou uma nota nesta sexta-feira (6) informando que poderá usar a força para impedir ataques à tropa ou danos aos equipamentos militares.

A Polícia Militar do Rio atuará com 1.900 homens e 80 veículos nas ruas. Por questões de planejamento de segurança, não foram divulgados os locais que receberão o reforço de policiamento. A PM informou apenas que mil policiais estarão na área em torno do desfile de 7 de Setembro, no centro do Rio, desde as primeiras horas da manhã deste sábado.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.