Política

23 mil eleitores vão perder o título na Paraíba

Não regularizaram


24/04/2013

Faltando apenas um dia para o fim do prazo de regularização eleitoral, 23.993 paraibanos (96,01%) ainda não acertaram as contas com a Justiça Eleitoral e podem ter o título de eleitor cancelado. A suspensão do documento vale para quem não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições. Em 2 meses de campanha, apenas 997 eleitores na Paraíba efetuaram a regularização, o que representa 3,99% dos 24.990 convocados pela Justiça Eleitoral no Estado.

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram divulgados ontem. De acordo com o levantamento, a Paraíba está abaixo da média nacional, que foi de 4,79% de regularização entre os mais de R$ 1,5 milhão faltosos em todo o país. O período de regularização começou em 25 de fevereiro e termina amanhã. O cancelamento automático do título de eleitor será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Em João Pessoa, a adesão foi de 5,4%. Dos 5.335 eleitores convocados na capital, só 299 comparecem aos cartórios eleitores até ontem. Já em Campina Grande, apenas 49 faltosos fizeram a regularização, o que representa 2,2% dos 2.212 que estavam com pendências. Segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a maioria dos eleitores deixou para buscar regularização de última hora, já que 61,9% das regularizações foram efetuadas nas últimas duas semanas.

O TRE adverte que não haverá prorrogação do prazo e a orientação é para que o eleitor procure regularizar a situação para evitar filas e congestionamentos no sistema hoje e amanhã. “Não há prorrogação de prazo. Mas o eleitor que está na capital ou em Campina Grande poderá aproveitar para resolver dois problemas de uma só vez, fazendo o cadastramento biométrico e regularizando o título”, aconselhou Leonardo Lívio, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB.

O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral, na opção “serviços ao eleitor”. A Justiça Eleitoral informa que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja por carta ou e-mail, sobre a situação do título. Os eleitores de 16 e 17 anos e com mais de 70 anos não estão na lista de faltosos.

NORDESTE

Na região, a Bahia lidera com 5.335 títulos regularizados (4%), seguida por Ceará com 2.857 (3,9%), Maranhão com 2.907 (4%), Pernambuco com 2.068 (4%) e Piauí com 1.136 (4,6%).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //