Saúde

Vacinação contra dengue começa em fevereiro; confira cidades assistidas na Paraíba


25/01/2024

Portal WSCOM

A partir de fevereiro de 2024, a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será iniciada para o público de 10 a 14 anos. Na Paraíba, 14 cidades da 1ª Região Mata Atlântica serão contempladas no início da imunização, incluindo João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

O anúncio das cidades que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue foi feito pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25). A imunização gratuita será realizada em 521 municípios de regiões endêmicas a partir de fevereiro.

O critério para a escolha das regiões de saúde que iniciarão a vacinação inclui municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e maior predominância do sorotipo DENV-2.

A vacinação será direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações por dengue após as pessoas idosas. O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

A quantidade de doses disponíveis é limitada devido à capacidade restrita de fornecimento pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa chegou ao Brasil no último sábado (20), totalizando cerca de 757 mil doses, e outra remessa com mais de 568 mil doses está prevista para fevereiro. O Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível para 2024, com previsão de entrega ao longo do ano. Para 2025, foram contratadas 9 milhões de doses.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //