Notícias

Rosália Lucas é homenageada com Prêmio Diva Pacheco, considerado o Oscar da Cultura Pernambucana e Nordestina


24/03/2024

Foto: Reprodução

A secretária de Estado e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, será uma das homenageadas na 12ª edição do Prêmio Troféu Paixão Cultural Diva Pacheco, considerado o Oscar da Cultura Pernambucana e Nordestina. O evento acontece nesta sexta-feira (22), na Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus (PE), onde é apresentada a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

O prêmio contempla 21 pessoas por ano, incluindo artistas, políticos, profissionais da imprensa e empresários que patrocinam a cultura e é dividido nas categorias Música, Artes Plásticas, Teatro e Dança, Empresarial, Política, Gastronomia Regional, Imprensa e Turismo.

Rosália Lucas diz que é uma honra receber o troféu Diva Pacheco junto com personalidades de destaque em vários segmentos e acredita que ser agraciada com o prêmio é ter um retorno de estar fazendo o seu papel enquanto nordestina. “Nós sempre buscamos contribuir com a cultura apoiando as quadrilhas juninas, artistas e grupos folclóricos. Quando a gente promove o artesanato e o nosso forró nos eventos nacionais e internacionais nós também estamos nessa missão de abraçar e fortalecer a cultura, que é o maior vetor do turismo no Nordeste”.

A homenageada foi gestora do Maior São João do Mundo quando esteve à frente da secretaria de Turismo de Campina Grande, de 2018 a 2022, e durante as restrições impostas na pandemia manteve o sucesso do evento junino, promovendo belíssimas lives com artistas como Juliette, Elba Ramalho, Genival Lacerda, Capilé, Gitana Pimentel, Amazan, Biliu de Campina Grande, entre outros.

O organizador do evento, Gustavo Motta, ressalta que Rosália é uma mulher visionária e que conhece o seu esforço para enaltecer a cultura no Estado. “Conheci Rosália quando ela foi secretária em Campina Grande e realizou um ótimo trabalho de apoio a projetos da área cultural e no São João. Eu costumo dizer que ela é a locomotiva da cultura da Paraíba e acaba sendo regional, porque os dois estados têm uma cultura muito parecidas”.

Em 2023 o prêmio foi regionalizado para incluir mais participantes da Paraíba e o cantor Capilé foi um dos homenageados da edição passada, que também homenageou a governadora pernambucana, Raquel Lyra. Este ano, além de Rosália Lucas, mais três paraibanos estão sendo contemplados, o CEO da Medow Entretenimento, Jomário Souto; a cantora e jornalista Gitana Pimentel; e a poeta e compositora, Fátima Marcolino. Entre as personalidades pernambucanas estão o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause Branco; e o secretário de Turismo e Lazer do estado vizinho, Daniel Pires.

O Troféu Paixão Cultural Diva Pacheco é uma iniciativa da APAPE – Associação dos Produtores e Artistas de Pernambuco, SOFOPS – Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra de Pernambuco. Foi criado em 2013 para homenagear aqueles que contribuem e se destacam na preservação, valorização e disseminação da cultura pernambucana e nordestina.

O troféu é uma Pietá de bronze com base de madeira de sucupira. O evento ocorre na sexta-feira antes da Sexta da Paixão e os homenageados são convidados a assistir ao drama que mostra a vida, morte e ressurreição de Cristo após o evento.

Assessoria



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.