Paraíba

População de Ingá e mais quatro municípios é contemplada com serviços da Casa da Cidadania

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), já implantou 16 Casas da Cidadania. A de Ingá é a 38ª unidade aberta.


18/05/2022

(Foto: divulgação/Secom-PB)

Portal WSCOM

O município de Ingá conta agora com uma Casa da Cidadania. O novo equipamento, inaugurado nessa terça-feira, (17) e que recebeu o nome do ex-prefeito Manoel Batista Chaves Filho (falecido em 2020, vítima da Covid), disponibilizará aos moradores locais e das cidades circunvizinhas – Itatuba, Juarez Távora, Mogeiro e Riachão do Bacamarte – serviços como emissão de Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Empreender-PB e Junta Militar.

Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), já implantou 16 Casas da Cidadania. A de Ingá é a 38ª unidade aberta. A previsão é de que, até o fim deste ano, sejam inaugurados mais 14 outros equipamentos, elevando o número de Casas da Cidadania para 51 em todo Estado.

A Casa da Cidadania, que está instalada na Rua Presidente João Pessoa – Nº 10 – Centro,
atenderá das 8h às 14 h, por ordem de chegada, devendo realizar cerca de 20 atendimentos diariamente.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano Tibério Limeira, representou o governador João Azevêdo na solenidade de inauguração, que contou com as presenças dos prefeitos das cidades de Riachão do Bacamarte, José Arimatéia da Silva; e de São José dos Ramos, Mateus Amorim; do deputado estadual João Gonçalves; de secretários municipais e vereadores.

Tibério falou da satisfação em estar na cidade do Ingá e destacou que a atual gestão estadual foi a que mais inaugurou Casas da Cidadania na história da Paraíba. “De 2019 para cá, essa é 16ª Casa da Cidadania. Estamos levando cidadania, dignidade, acesso à documentação básica a mais 16 municípios, o que demonstra o compromisso do nosso governo com a inclusão das pessoas. Aceleramos esse processo de implantação de novas Casas, porque sabemos da importância do documento para ter acesso a direitos, a diversos benefícios, assim fazendo com que o serviço público chegue com mais qualidade para a população, acessando diversos serviços num só lugar, sem precisar se deslocar a vários lugares para obter serviços públicos”, afirmou o secretário.

O prefeito Robério Burity falou da importância da Casa da Cidadania para seu município, e para toda região, que abrange cinco cidades. “A partir de agora, qualquer cidadão que desejar emitir documentos terá uma cidade polo, muito mais próxima. Antigamente, nós éramos obrigados a nos deslocar para Campina Grande ou João Pessoa. Recentemente, foi inaugurada uma Casa em Itabaiana, mas até lá são 34 km. Quero agradecer ao nosso governador e ao secretário Tibério Limeira pela sensibilidade em trazer uma Casa da Cidadania com todo conforto para o cidadão, e ter os serviços públicos a bem da comunidade”, ressaltou.

Ele aproveitou para destacar alguns dos serviços implantados pelo Governo do Estado no município de Ingá, a exemplo de uma creche (em licitação); construção de uma escola com seis salas de aula, localizada no Quilombo de Pedra D’Água; municipalização de duas escolas estaduais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.