Política

Paulo Câmara toma posse como presidente do Consórcio Nordeste


18/01/2022

(Foto: reprodução/YouTube)

Por Cristiane Cavalcante

O governador Paulo Câmara foi empossado nesta terça-feira (18), na presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) pelo governador do Piauí, Wellington Dias. A solenidade foi realizada em Recife, no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas. A cerimônia contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), da governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela (PDT), do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e do vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB), representando a governadora Fátima Bezerra (PT).

Antes de declarar empossado o novo presidente do Consórcio, o governador do Piauí falou sobre os principais desafios. “Hoje, o Consórcio é a principal política de inovação neste começo de século para a nossa região. É um instrumento extraordinário que nos permite obter bons resultados, independente das disputas políticas e da posição dos partidos. Com muita alegria vi por unanimidade a eleição do Paulo Câmara, que está sempre presente nas ações do Consórcio Nordeste e agora tem a responsabilidade da condução dos trabalhos. Estou satisfeito com o desempenho do Consórcio e certo de que avançaremos muito mais”, disse Wellington Dias.

Já o governador João Azevêdo parabenizou as gestões dos governadores Rui Costa, da Bahia, e Wellington Dias, do Piauí, e disse que o Consórcio Nordeste levou a política brasileira para outro patamar, mostrando, segundo ele, que é possível fazer política pública de forma diferente.

“Em três anos, o Consórcio teve não só a capacidade de produzir muita coisa, mas de demonstrar que é possível fazer política pública diferente, é possível fazer a união de pessoas com pensamentos diferentes dentro da política quando se tem um objetivo maior que é o bem comum. O Consórcio Nordeste foi um elemento de novidade dentro da política brasileira, porque foi muito mais que um órgão técnico, de assessoramento, mas foi acima de tudo uma demonstração de que é possível fazer política publica voltada e pensando nos interesses coletivos”, declarou Azevêdo.

Paulo Câmara destacou em seu primeiro discurso à frente da presidência do grupo de governadores que a principal característica do Consórcio é a capacidade de dialogar abertamente com cada estado, poderes e sociedade.

“A partir de hoje eu tenho a honra de representar meus colegas governadores à frente do Consórcio Nordeste. O desafio é grande, mas tenho consciência da importância da missão, que consiste em liderar um bloco de governadores cuja finalidade maior é manter nossa região unida e bem administrada. (…) O Consórcio tem cumprido uma missão fundamental na integração e cooperação entre os nove estados da região, além da busca de soluções conjuntas para vencer os desafios em comum”, declarou o novo presidente do Consórcio Nordeste.

Em sua fala, o governador Paulo Câmara também discorreu sobre as principais ações que planeja. “Vamos manter a postura em defesa da democracia, das instituições e da harmonia entre os entes federados. Acima de tudo, queremos o compromisso com a sustentabilidade e investimentos estratégicos em áreas como as energias limpas. Dessa forma, avançando nos trabalhos das câmaras temáticas e no fomento da relação com outros países por estarmos em uma localização estratégica, colaborando para termos um país mais justo e mais humano”, destacou.

Veja a cerimônia:

 

Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário com iniciativa de atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança. Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //