Brasil

Número de mortos por enchentes no RS sobe para 161; 85 ainda desaparecidos


21/05/2024

Portal WSCOM

As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul nas últimas semanas elevaram o número de mortos para 161, enquanto 85 pessoas continuam desaparecidas, conforme informou a Defesa Civil estadual nesta terça-feira.

Este desastre climático, considerado o maior na história do estado, impactou mais de 2,3 milhões de pessoas em 464 dos 497 municípios gaúchos. As fortes chuvas deixaram 581 mil desalojados, 806 feridos e mais de 72 mil abrigados em locais de emergência.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Resgate e danos

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, forças de segurança estaduais e federais, além das Forças Armadas, já resgataram mais de 82 mil pessoas e 12 mil animais desde o início da catástrofe. As enchentes provocaram o transbordamento de rios, alagaram cidades inteiras, destruíram estradas e pontes, e deixaram milhares de pessoas sem água, energia elétrica e serviços de telefonia.

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, permanece fechado por tempo indeterminado devido às inundações. O porto da capital também teve suas operações suspensas, com o Rio Guaíba ainda acima da cota de inundação de 3 metros, atualmente marcando 4,09 metros, após atingir 5,3 metros no pico da enchente.

Previsão de mais chuvas

De acordo com a MetSul Meteorologia, mais chuvas são esperadas no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira, iniciando um novo período de instabilidade que deve se estender até sexta-feira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //