Esporte

“Não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas”, diz Vini Jr. após condenação de três torcedores do Valencia


10/06/2024

Portal WSCOM

O atacante brasileiro Vini Jr. comemorou nesta segunda-feira (10), em suas redes sociais, a condenação de três torcedores do Valencia por insultos racistas proferidos contra ele no ano passado. O Tribunal de Justiça da Espanha sentenciou o trio a oito meses de prisão, além de proibir sua entrada em estádios de futebol por dois anos e aplicar multas.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas”, escreveu Vini Jr. em sua conta no Instagram, desafiando aqueles que sugeriram que ele ignorasse o racismo ou se concentrasse apenas no futebol. Ele destacou a importância dessa condenação, não só para ele, mas “por todos os pretos”.

Contexto

O incidente ocorreu em 21 de maio do ano passado, no estádio Mestalla, durante a partida entre Valencia e Real Madrid. No segundo tempo, parte da torcida do Valencia proferiu insultos racistas contra Vinicius Júnior, levando à interrupção temporária do jogo. O jogador, visivelmente abalado, foi expulso nos acréscimos após se desentender com o atacante Hugo Duro, recebendo cartão vermelho após revisão do VAR.

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, dedicou toda a sua entrevista coletiva após o jogo para abordar o caso de racismo, expressando revolta. A situação escalou quando o presidente da LaLiga, Javier Tebas, criticou Vinicius por suas queixas sobre a postura da entidade diante dos incidentes racistas.

Declaração

Vini Jr. agradeceu ao Real Madrid e à La Liga pelo apoio na condenação histórica. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí…”, finalizou o jogador.

A sentença marca a primeira condenação penal na Espanha por racismo no futebol, representando um avanço significativo na luta contra o racismo no esporte.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //