Educação

João Pessoa registra mais de 3,5 mil matrículas de alunos novatos na primeira hora de inscrição

Em apenas uma hora a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), registrou 3.544 matrículas.  


11/01/2024

Portal WSCOM

As matrículas para alunos novatos que querem estudar na Rede Municipal de Ensino da Capital tiveram início às 8h da manhã desta quinta-feira (11) e se encerram às 23h59 do dia 27 de janeiro. Elas acontecem de forma online pelo site https://matriculasim.pontoid.com.br/. Em apenas uma hora a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), registrou 3.544 matrículas.

Todo o processo está sendo acompanhado de perto pela secretária de Educação, América Castro, e pela secretária executiva, Luciana Dias. Durante a manhã, elas visitaram algumas unidades de ensino, entre elas a Escola Municipal Índio Piragibe.

“Quando chegamos, hoje cedo, nesta escola tinha uma mãe fazendo a matrícula da filha. Reforço com você pai, mãe ou responsável que caso não tenha acesso a internet, ou tenha alguma dificuldade para fazer de casa, pode procurar a secretaria da escola que lá vocês terão todo o apoio. E montamos também um posto de atendimento no hall do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria”, explicou a secretária.

Quem esteve fazendo a matrícula da filha, Nicole Félix Valentim, na Escola Índio Piragibe foi a mãe Vanuza Félix Ferreira. “Fui bem acolhida pela diretora, secretária da Educação, todo mundo me atendeu super bem, fiquei muito agradecida. A minha filha estudava em escola particular, só que as condições mudaram. Eu já ouvi falar muito bem dessa escola, na verdade todo mundo fala muito bem. Tem uma colega de trabalho que a filha dela também estuda aqui e só ouvi falar coisas boas”, disse Vanuza Félix.

Educa Sim – No site constam três categorias para cadastro de solicitação de matrículas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), considerando a proximidade das unidades educacionais.

Ao escolher a opção, pais, mães ou responsáveis deverão preencher o quadro com os dados do candidato como nome, telefone, CPF, endereço, se possuiu algum tipo de deficiência, se já possui irmão matriculado na Rede Municipal de Ensino.   Também será necessário preencher o campo com informações do responsável pelo aluno. Ao final do cadastro o candidato receberá a mensagem informando: “Cadastro realizado”, além do número de protocolo.

Em caso de ‘Contemplação direta’, constará, no protocolo de cadastro, a unidade em que a vaga foi assegurada, juntamente com orientações sobre a consolidação da matrícula. Mas, em caso da ‘Não contemplação imediata’ constará no protocolo a seguinte mensagem: “Aguardando vaga”. Nessa situação, a família deverá acompanhar o status do protocolo para a indicação de vaga.

As famílias devem obedecer a data de matrículas. Não haverá período de rematrícula para os retardatários.

Documentação – Será necessário no ato da confirmação da matrícula, na escola, a certidão de nascimento ou RG e CPF do estudante ou dos pais; comprovante de residência; cartão do SUS; cartão de vacinação; declaração de escolaridade ou histórico escolar.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //