Educação

Inscrições para o SiSU iniciam nesta segunda-feira com mais de 21 mil vagas em quatro instituições federais da Paraíba

Podem se inscrever todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, obtiveram nota maior do que zero na prova de redação e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever


22/01/2024

WSCOM com Agência Brasil

Começam nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O prazo segue até a próxima quinta-feira (25). 

Na Paraíba são mais de 21 mil vagas disponíveis em quatro instituições: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 vagas; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com 5.988 vagas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) com 3.290 vagas; Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com 4.645 vagas.

Entre as universidades federais, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a terceira instituição do país com a maior oferta de vagas, com 7.750 oportunidades. Já entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil vagas. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferida no site.

Podem se inscrever todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota maior do que zero na prova de redação e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever.

O sistema eletrônico – gerido pelo Ministério da Educação – utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico.

As vagas são distribuídas conforme determina a Lei de Cotas e de acordo com políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição.

Os resultados da primeira chamada do Sisu devem ser divulgados no dia 30 de janeiro de 2024 e as matrículas acontecem do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Cronograma

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.

No dia seguinte (1º/2) até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária.

E o prazo para participar da lista de espera do no Sisu 1/2024 será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Para esclarecer dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e site.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //