Educação

Governador destaca ações da gestão para fortalecer aprendizagem dos alunos e melhorar o resultado do Ideb na PB


10/08/2023

Portal WSCOM



O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (10), no Centro Estadual de Formação de Professores, em João Pessoa, da solenidade de abertura do Seminário de Pactuação das Metas Avança Ideb 2023, que teve o objetivo de promover o engajamento das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, de gestores, professores e estudantes para melhorar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Paraíba, aperfeiçoando a aprendizagem dos estudantes.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual entregou ao secretário de estado da Educação, Roberto de Souza, e aos 14 gerentes regionais de ensino a meta do estado para avançar no índice deste ano.

Em seu discurso, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos do governo para garantir as condições necessárias para a melhoria do aprendizado dos alunos. “A educação da Paraíba está avançando e se encontra em um novo patamar. Após termos lançado o programa de alfabetização na idade certa, estamos fazendo um grande esforço conjunto para aumentarmos os números do Ideb. Em 2022, esse índice cresceu mais do que os últimos 16 anos anteriores na Paraíba e, agora, vamos fortalecer essa ação porque a educação é o caminho para oferecermos um melhor futuro para a nossa juventude e tenho certeza de que vamos bater essa meta”, frisou.

O secretário de Educação, Roberto de Souza, destacou a importância do engajamento dos gestores escolares e dos professores para que a Paraíba alcance um bom resultado no Ideb. “Nós temos uma rede de ensino com mais de 200 mil alunos e mais de 20 mil profissionais e o nosso foco é promover ações articuladas para a melhoria da aprendizagem das crianças e jovens a fim de que a educação pública funcione da melhor qualidade. Vamos conseguir isso garantindo a boa frequência dos alunos na sala de aula. Para isso, o governador João Azevêdo tem investido fortemente na infraestrutura das escolas, assegurando conforto e segurança aos estudantes e professores. Já foram mais de 200 escolas que passaram por melhorias este ano e 80 estão em reforma ou reconstrução, são mais de 800 laboratórios de Ciências reequipados e vamos fazer esse grande esforço para que a Paraíba seja um dos estados que mais avance no Ideb”, sustentou.

 

 

O Ideb foi criado em 2007 e avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações dos alunos. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Este ano, mais de 56 mil estudantes da rede pública estadual serão submetidos às provas que serão aplicadas em todas as escolas da rede pública do país.

A abertura do Seminário de Pactuação das Metas Avança Ideb 2023 foi prestigiada pelos deputados estaduais João Gonçalves e Wilson Filho; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; por auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Roberto Paulino (secretário chefe do Governo ), Lídia Moura (secretária da Mulher e da Diversidade Humana), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador); além do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho; e o vereador de João Pessoa, Zezinho do Botafogo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //