Tecnologia

Estado da Paraíba faz alerta para novo golpe de pagamento do IPVA via Pix; saiba como se proteger com especialista


15/12/2023

(Foto: divulgação)

Portal WSCOM

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) alerta os cidadãos paraibanos sobre um novo golpe que tem ocorrido no ato de pagamento do Imposto sobre Propriedade Veicular e Automotores (IPVA) via internet, que já foi identificado no Estado de Minas Gerais.

O advogado criminalista, Gustavo Botto destaca como funciona esse crime, “é um golpe praticado por meio virtual ou online, onde se cria um ambiente de site clonado, praticamente idêntico ao site oficial do DETRAN ou da SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado), para que se possa induzir a vítima a erro, fazendo com que sejam efetuados pagamentos a terceiros beneficiários, sem que de fato o IPVA esteja sendo pago”.

COMO IDENTIFICAR ESSE TIPO DE GOLPE

  • Primeiramente, é importante se frisar que no Estado da Paraíba não existe pagamento de IPVA via PIX, portanto qualquer situação que leve a essa modalidade de pagamento certamente será um golpe.
  • Além disso os sites que são direcionados têm a aparência idêntica mas não o endereço, sendo importante se verificar que o endereço de acesso é que realmente corresponde ao DETRAN (detran.pb.gov.br) ou da SEFAZ (www.sefaz.pb.gov.br).
  • E em terceiro lugar checar sempre o beneficiário do pagamento que so poderá ser o órgão arrecadador que na Paraíba a Secretaria da Fazenda do Estado.

ALERTA

O principal alerta diz respeito a ter extrema atenção ao site que esta acessando e a quem esta sendo feito o pagamento e que em caso de qualquer suspeita, a mínima que for, procurar acesso direto com o órgão para o esclarecimento.

É POSSÍVEL DEVOLVER O DINHEIRO APÓS O GOLPE

É possível mais muito difícil, vai depender muito das informações e das provas que serão produzidas, pra isso sendo de fundamental importância a participação de um advogado criminalista especialista

O QUE AS VÍTIMAS PODEM FAZER

Caso identificar o golpe antes de efetuar o pagamento é importante divulgar o site para que pessoas não possam sofrer o golpe e procurar as autoridades cabíveis para a investigação.

Caso já tenha perdido algum dinheiro, é importante procurar um advogado criminalista para que possa orientar como as provas devem e podem ser produzidas e em seguida procurar uma delegacia de polícia para que possa ser instaurado o inquérito e eventualmente chegar até os culpados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //