Eventos
Dia das Crianças com shows na Praça do Coqueiral
Festa
08/10/2013
No dia 12 de outubro, o ponto de encontro da criançada será a Praça do Coqueiral, localizada no bairro Mangabeira II. É lá que acontece a segunda edição do “Espaço da Criança”, a partir das 17h. Música, circo e brincadeiras. Assim promete ser o evento que contará com shows da cantora Érica Maria e dos grupos circenses Los Iranzi e Carroça de Mamulengos. Toda a programação é gratuita.
Já conhecida do público adulto, a cantora Érica Maria e sua trupe levarão à praça o show inédito “Érica Mainha”, dedicado às crianças em homenagem ao seu dia. A ideia é garantir a diversão dos pequeninos com músicas de artistas locais e nacionais.
Os grupos circenses Los Iranzi e Carroça de Mamulengos se apresentarão juntos, promovendo atividades interativas com a participação do público.
Promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o evento tem objetivo de comemorar o Dia da Criança de forma interativa, resgatando antigas músicas e brincadeiras que povoam o universo infantil e são transmitidas de geração a geração.
A ação faz parte do projeto “Funesc tá na rua”, que consiste em levar atrações culturais às praças públicas da capital e interior do Estado.
Carroça de Mamulengos
A Companhia Carroça de Mamulengos é uma trupe formada por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços que há 35 anos viaja o Brasil apresentando a sua arte.
Originalmente formada pelos irmãos Maria, Antônio, Francisco, João, Pedro, Matheus, Luzia e Isabel, e seus pais Carlos Gomide e Schirley França, a companhia divide a cena com Elen Carvalho e Idalia Campos e os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes.
Com o tempo de estrada, a companhia mostra o amadurecimento artístico dos filhos, que agora também contam e criam suas histórias: engraçadas, poéticas e singelas. A força motriz da companhia é a memória e os filhos dão continuidade ao caminho trilhado por seus pais.
Com o nascimento dos filhos, houve a necessidade de criar uma concepção cênica que possibilitasse a participação das crianças dentro de uma consciência de que vida e arte se complementam.
Assim, de forma orgânica, Carlos e Schirley foram integrando conceitos de arte e educação na formação dos filhos que, desde sempre, acompanham seus pais em sua itinerância pelo país. Em cena transformam arte em vivência.
Em função do amadurecimento de cada filho, naturalmente, a dança, a música, o canto, os bonecos e os elementos circenses foram incorporados às brincadeiras.
O picadeiro, para essa família, é sagrado, é a extensão do próprio lar. Hoje, a Companhia Carroça de Mamulengos apresenta suas brincadeiras por praças, feiras, ruas, teatros e festivais.
Trilha um caminho de fé, acreditando na vida e na arte como meio capaz de tocar profundamente os corações de homens, mulheres e crianças. Abraça o Brasil e por ele é abraçado.
Los Iranzi
Na união entre dois integrantes do grupo, o palhaço CHUMBINHO (Tarcísio Junior) e a palhaça Mamadera (Viky Iranzi) no ano de 1997 , dão início a uma nova família circense os “Los Iranzi”. Com a chegada de Jujuba (Luana Iranzi), Espoleta (Pedro Iranzi) e Cochinha (Manuela Iranzi) o grupo se completa. O Grupo Los Iranzi mantém suas raízes levando a arte aos lugares mais insólitos e carentes de cultura sempre com a ideia de resgatar os valores humanos o respeito pelo próximo de doar e de fazer rir. Com oficinas e espetáculos buscamos difundir a arte mambembe aos povos.
Uma família de brincantes! Seis palhaços em cena, Chumbinho, Mamadera, Jujuba, Espoleta, Cochinha e Perna Bamba, brincam com a magia do picadeiro, transformando números tradicionais em uma fantástica historia possibilitando ao espectador um contato direto ao mundo imaginário do circo resgatando as tradições mambembes unindo musica, teatro e um texto simples e popular.
Show Érica Mainha
Um espetáculo, com músicas originais e releituras de sucessos infantis, transportam as crianças para um momento de diversão, interação e alegria durante uma hora. É assim a proposta do Show Érica Mainha, da cantora radicada na Paraíba, Érica Maria, voltado não só para o pequeno público, mas para os pais que buscam alternativas de entretenimento musical para seus filhos.
Érica Maria vem de uma longa experiência em festivais de música, passando também pelo grupo Mama Jazz e atualmente em carreira solo. Desde 2004, se tornou destaque por sua voz suave e timbre preciso nas notas.
Após sua maternidade, o lado “mãe” falou mais alto para desenvolver um repertório voltado para o público infantil, buscando músicas que, além de divertir, pudessem trazer o mundo lúdico para o espetáculo. “Sempre tive desejo de trabalhar para e com as crianças, quando descobri que estava grávida, resolvi que esse era o momento” falou a cantora.
No repertório, músicas de cantigas de roda, clássicos da MPB, em sua maioria, na versão da Galinha Pintadinha e Patati & Patata, que diverte e encanta. Érica Maria também faz uma interação com as crianças, que tocam instrumentos de percussão junto com ela, dançam e cantam, como deve ser o mundo de uma criança, sem nenhuma preocupação.
Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.