Economia & Negócios

Definida lista tríplice para escolha do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas


12/09/2023

A lista tríplice será apresentada ao governador para definição do novo procurador-geral - Foto: Reprodução TCE-PB

Da Redação / Portal WSCOM



O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido nesta terça-feira (12), em sessão extraordinária, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz, realizou eleição para a lista tríplice, a ser encaminhada ao governador do Estado, João Azevedo Lins, visando a escolha do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas ao longo do biênio 2024/2025. 

 O procurador Marcílio Toscano Franca filho foi o mais votado e encabeçará a lista ao lado dos colegas Manoel Antonio dos Santos Neto e Luciano Andrade Farias. O escolhido mediante votação pelos seus pares – a ser nomeado pelo governador, vai substituir o atual procurador geral junto à Corte, Bradson Tibério de Luna Camelo, cujo mandato se expirará no mês de novembro deste ano. 

 A sessão foi aberta pelo conselheiro-presidente Nominando Diniz. O secretário do Pleno Osório Almeida fez a distribuição das cédulas com os sete integrantes do Ministério Público de Contas, organismo que ainda tem como membros as procuradoras, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, Elvira Samara Pereira de Oliveira e Isabella Barbosa Marinho Falcão 

Coube ao conselheiro Arnóbio Viana, decano da casa, fazer a apuração dos votos e comunicar o resultado ao presidente Nominando Diniz, que, pela ordem, anunciou a lista tríplice: Marcílio Toscano Franca Filho (sete votos), Manoel Antonio dos Santos Neto (seis votos), e Luciano Andrade Farias (seis votos). 

Antes de encerrar a sessão, o presidente Nominando Diniz parabenizou os escolhidos e reiterou a disposição de encaminhar o mais breve possível a lista ao governador, cumprindo-se os requisitos legais, reiterando assim, a transparência e o sentimento democrático de todos que integram o sistema tribunais de contas. Agradeceu a colaboração e o talento do atual procurador geral, Bradson Tibério de Luna Camelo, que se despede do cargo em novembro. 

Ao final, o procurador Marcílio Toscano agradeceu aos conselheiros e a seus pares pela votação unânime, ao tempo em que enfatizou o prestígio do ato institucional e a participação dos conselheiros. Enalteceu ainda os nomes dos colegas da lista tríplice, reportando que todos são dignos e capazes de exercer o importante cargo de Procurador Geral do MPC junto ao Tribunal de Contas do Estado. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //