Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Julgamento, desembargadoria e os investimentos


07/11/2007

Foto: autor desconhecido.

BARCELONA – Indiscutivelmente, há fatos acontecendo distante de nossa aldeia mas com perspectivas de forte impacto no futuro, mesmo estando a se registrar em lugar geograficamente distante. É o que se dá neste momento na 11ª versão do Barcelona Meeting Point promovendo perspectivas de negócios com possibilidade de repercussão na nossa economia, como abordaremos a seguir.

Isto não implica em ignorarmos os fatos políticos marcantes, a exemplo do que acontece nesta quinta-feira no Tribunal Regional Eleitoral com outro processo em julgamento envolvendo o governador Cássio Cunha Lima, bem como a disputa por cargos federais e outras questões.

Embora as atenções se voltem para o TRE, observo que é importante não descuidar dos fatos econômicos com perspectivas de nos afetar muito proximamente.

Refiro-me, objetivamente, ao BMP atraindo os principais investidores imobiliários do mundo atestando assim, além da importância de se conhecer as tendências de agora em meio à bolha imobiliária americana, como também novas discussões sobre altos investimentos no Nordeste brasileiro – incluindo nele a Paraiba, através do resort de Pitimbu e outras áreas.

No evento de agora, a Paraiba participa com estrutura (stand) ao lado da Bahia – o que, registre-se já é alguma coisa, embora nos estimule a pensar mais do que somos. Na ação estratégica deste momento, há de se anotar as presenças de grandes imobiliárias paraibanas , sem as quais as negociações ficariam mancas, pela metade – como dizem os meninos do bairro da Torre.

É evidente que, sendo realistas como precisamos sempre sê-los, o mundo dos investimentos imobiliários na Europa também sofre os efeitos da bolha imobiliária nos Estados Unidos, razão pela qual os financistas europeus tiraram os pés do acelerador restringindo o crédito em alta escala.

Só que, independentemente dos fenômenos, a Paraiba não pode mais deixar de se fazer presente com equipe enxuta (fato registrado também nesta versão de Barcelona) porque, ao lado, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, além de Alagoas, não se cansam de disputar cada interessado no destino Nordeste. Tanto isso é verdade que os governadores Jaques Wagner (Bahia), Teotonio Vilela Filho (Alagoas) e Marcelo Deda (Sergipe), assim como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, são vistos em palestras e conversas dando importância ao dialogo estrangeiro. Não tem outro caminho.

No caso de nosso estado, além dos movimentos produzidos pelas imobiliárias do estado em interlocução estrangeira, a Valero Brasil – empresa do grupo espanho Inmovalero – expõe em grande stand uma maquete com o resort em Pitimbu, cujos investimentos estão estimados em R$ 1 bilhão.

Diante deste cenário, se não há neste momento oferta financeira abundante, mesmo assim persiste o interesse de grupos de grande porte como a Inmovalero de construir as condições de superação da fase partindo para a etapa de execução de obras, antes precisando resolver pendências burocráticas.

É de investimentos como este que a Paraiba não pode mais deixar de tê-los.

O tamanho da Inmovalero

No “Barcelona Meeting Point” já de cara, no primeiro acesso ao mega ambiente de exposição dos grandes investidores, é possível identificar pelo tamanho do stand da Inmovalero, que o grupo está na disputa dos grandes espaços / investimentos no Nordeste, através de resorts, para atrair negócios em alta escala, tanto na Paraiba quanto no Rio Grande do Norte e São Paulo ( edifícios).

No Rio Grande são dois grandes projetos, com um deles – Santa Rita – na escala de prioridade, embora no caso da Paraíba também se façam necessárias outras medidas burocráticas para dar impulso e inicio das obras, segundo estimativa de seu proprietário, ainda no primeiro semestre de 2008.

Nesta quarta-feira, a convite dos investidores, estivemos conhecendo a sede central da Inmovalero como as outras estruturas de negócios da empresa espanhola envolvendo grandes construções, shopping, academias de ginástica e um mega espaço para cuidar da estética e beleza das pessoas. Fica em Terraça, cidade na grande Barcelona, os primeiros passos do principal condutor da Inmovalero.

É como este ‘know how’ e reputação que o grupo quer manter os investimentos no Nordeste, na Paraíba e Rio Grande do Norte seja qual for o cenário econômico e político do mundo.

Por essas e outras, não é exagero admitir que o Governo paraibano precisa dar guarida e maior atenção para que não percamos essa possibilidade de incremento econômico.

O julgamento

Para muita gente na Paraiba, o assunto a chamar mesmo a atenção é o inicio nesta quinta-feira do julgamento do processo do jornal A União, acusado de ter agido com medidas vedadas pela lei e de desequilibrar o processo com sua tiragem.

O procurador eleitoral, José Guilherme Ferraz, incorpora essa tese de abuso tanto que pede a cassação, da mesma forma que também o faz a Oposição, enquanto os advogados do Governo distribuem farto material comparativo entre a ação de A União no Governo Cássio com idêntico período do governo Maranhão querem mostrar aos juízes que a fase atual excedeu muito menos do que a anterior.

Na prática, os advogados querem apelar para “uma perspectiva de jurisprudência” levando em conta que processo similar contra o ex-governador Maranhão foi arquivado.

De sorte que, agora, é só aguardar a hora do veredicto.

Novo desembargador

Quem tem informação próxima do governador garante ao Colunista e ao portal WSCOM Online: somente na próxima semana é que Cassio anunciara o nome do novo desembargador do estado.

A lista encaminhada pelo Tribunal de Justiça é formada, pela ordem, por Joas de Brito Filho, Odon Bezerra e Caius Marcellus – três nomes reputados dentro e fora da categoria dos advogados.

Sucessor de Aracilba?

A Coluna apurou com confirmação no PMDB, que o partido indicou o administrador Levi Leite para o mesmo cargo hoje ocupado pela engenheira Aracilba Rocha na diretoria administrativo – financeiro.

Ará, como é chamada pelos amigos, disse que está ciente dos fatos e centrada nas muitas responsabilidades do cargo.

Sem Ney no Senado, a competência da “Maga” – outro apelido afetivo dito por pessoas próximas – de fato anda afetada pela ingerência política.

Berzoini

Por telefone, dirigentes do PT informam que sexta-feira o atual presidente do partido em nível nacional vai estar em João Pessoa querendo os votos paraibanos para se reeleger.

Conforme a pauta dará entrevistas e pedirá voto para Luiz Couto e Anselmo Castilho como candidatos a presidente do estadual e municipal.

Última

“Oh mana deixa eu ir/
Pro sertão de Caicó…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.