Política

Cartaxo assina primeira ordem de serviço para construção de UPA no Valentina

UPA


21/01/2013

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assina a primeira ordem de serviço de sua gestão nesta terça-feira (22), às 9h. Na oportunidade o prefeito vai autorizar o início do trâmite para a construção da unidade de pronto atendimento (UPA) do Valentina de Figueiredo.

Serão investidos R$ 3,191 milhões na construção do equipamento. Além da ordem de serviço para a UPA do Valentina, o prefeito também assina a autorização para o começo das obras em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abrigam equipes de Saúde da Família. A assinatura ocorrerá no terreno onde será construída a UPA, na Rua Estevão Lopes Galvão, próximo ao 15º Batalhão de Polícia Militar.

A construção da UPA é com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Sistema Único de Saúde. A unidade do Valentina é a primeira das quatro que devem começar a ser construídas ainda este ano pela PMJP. As obras devem ser executadas em um período de um ano. A Capital já conta com a UPA Oceania, que atende uma média de 200 pessoas por dia.

A UPA presta o primeiro atendimento aos usuários, que ficam em observação e, caso necessitem de internação, são encaminhados para os hospitais da rede municipal de saúde. O serviço está articulado com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e unidades hospitalares.

O serviço deve reunir profissionais de diversas áreas, tais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagens, técnicos de raios-X, técnicos de laboratórios, técnicos de manutenção, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, serviço social, biomédico e bioquímico, entre outros.

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.