Entretenimento

Blocos de ruas comandam folia em Cabedelo a partir desta quinta


08/02/2024

Portal WSCOM

Confetes, serpentinas e muita animação. É o que promete ser o carnaval 2024 de Cabedelo que, a partir desta quinta-feira (8), abre a programação do Corredor da Folia.

Até o dia 14, mais de 10 blocos desfilam irreverência, alegria e empolgação no circuito. Pelos bairros de toda a cidade, agremiações também se reúnem para celebrar a festa mais aguardada do ano. Todos receberam apoio e incentivo financeiro da Prefeitura, através de edital lançado pela Secretaria de Cultura.

O Carnaval na cidade portuária ainda contará com shows da dupla Rafa e Pipo Marques, do cantor Ramon Schnayder e da batucada Drink Folia, no dia 13, a partir das 17h, na Praça Getúlio Vargas.

Organizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, o Corredor da Folia ofertará todo aparato logístico de segurança para dar tranquilidade ao público que irá brincar nas agremiações carnavalescas.

Com aproximadamente 2km de extensão, o Corredor tem sua concentração na Praça Getúlio Vargas e seu trajeto segue pelas ruas Solon de Lucena, Av. Oceano Atlântico e João Vitaliano, finalizando o percurso com a dispersão na rua Tenente Antônio Pontes. O trajeto escolhido vai contar com a segurança da iluminação em LED e ruas asfaltadas e sinalizadas.

O Corredor da Folia funcionará das 17h às 22h. A exceção será na abertura da folia, 08 de fevereiro, dia do já tradicional Bloco Acorda , quando o término da festa será estendido até às 02h.

Com as devidas interdições, em alguns locais destas vias serão instalados adereços de ornamentação, pontos de banheiros químicos, de comerciantes e também das equipes que trabalharão na segurança e na logística do evento.

Os blocos e suas tradições – Pelo Corredor irão desfilar blocos que receberam o incentivo financeiro previsto no edital lançado pela Secretaria de Cultura.

Dentre eles estão o Acorda Cabedelo, no dia 8, que traz bonecões dorminhocos e a corda que puxa o carnaval da cidade. No dia 09, passam o  Dudão Som Kids, e a alegria contagiante dos Vip’s.

A folia do dia 10 será toda por conta da irreverência das Donzelas da Beira do Cais – o mais antigo da cidade.

No domingo de Carnaval – dia 11 –   passam pelo corredor a animação do Guri Folia; dos vascaínos do Frevasco; Juca Bocão e suas alegorias; a juventude do Bloco dos Deltas  e o tradicionalismo do pó de arroz Flufolia.

No dia 12, é a vez do deboche e diversão do Corno Clube; da nação rubronegra de Cabedelo com os Flanáticos; do brilho e a emoção da Amizade na Melhor Idade com seus lindos estandartes; e do arrastão do povão de Dudão Som Folia.

O Corredor da Folia será encerrado no dia 14, com ps comerciantes no bloco dos Barraqueiros.

Nos bairros da cidade, também terá diversão, confetes e serpentinas. No dia 10, o Casarão do Padre, no Centro, recebe a Orquestra de Frevo, a partir das 18h.

Nos dias 11, 12, 13 a batucada do Drink Folia invade as ruas da cidade .

No dia 11, saem os blocos: Amigos do Qua-Qua, em Camalaú, às 16h; Caça Cheiro de Formosa, também às 16h; Cachorrão da Praia, às 17h, em Monte Castelo; Guri Folia, às 17h, no Centro; e Sorriso Folia, às 18h, em Camalaú.

No dia 14, O Urso da tua mãe anima o Jacaré, às 18h30.

A Folia segue até depois do Carnaval, no dia 17, com os blocos O Misturão, em Camalaú, às 17h; Thundercats, às 18h, no Monte Castelo; e Tô Liso, às 19h, no Renascer III.

Segurança e trânsito – A Secretaria de Segurança vai disponibilizar cerca de 30 agentes em cada dia de folia. Serão empregadas, também, seis viaturas tipo carro e quatro viaturas tipo moto, garantindo maior agilidade no atendimento das ocorrências. Durante os dias de festa, as equipes de plantão farão patrulhamento preventivo normalmente. A ação da Guarda vai se somar à da Polícia Militar, que vai disponibilizar, em média, 30 PMs e 07 viaturas durante os festejos.

A Defesa Civil de Cabedelo também vai atuar na segurança e tranquilidade dos foliões. Serão empregados 10 bombeiros civis e 10 voluntários Brigadistas, além do reforço de 02 Quadriciclos, 02 MotoResgate e 03 viaturas. O Corpo de Bombeiros também vai auxiliar nas ações, com um efetivo de cerca de 20 militares e 08 viaturas.

A Semob estará presente com a equipe operacional e as equipes de sinalização e administrativo, que darão apoio ao Corredor da Folia e à logística da festa, garantindo a segurança e fluidez no trânsito.

Durante os dias de folia, haverá fiscalização nas praias, entrada da Balsa, Parque do Jacaré e, claro, nas ruas que compõem os Corredor da Folia.

No dia 04, as equipe da Semob vão interditar o Largo da Praça Getúlio Vargas a partir das 08h. Já as ruas Solon de Lucena e Cajueiro serão interditadas às 16h, com acesso liberado apenas para moradores. Durante os shows de Timbalada e Beto Movimento, previstos para começarem às 17h, a Semob fará um desvio na BR 230 durante o show, se necessário, com liberação após o evento. Ao todo, 14 agentes de trânsito deverão atuar durante a abertura do Carnaval da cidade.

Já nos dias 8, 9, 10. 11, 12 e 13 de fevereiro, 26 agentes de trânsito, sinalização e apoio, com 06 motociclistas, estarão atuando no Corredor da Folia.

Nas vias que compõem o Corredor – Ruas Solon de Lucena, Av. Oceano Atlântico e João Vitaliano – será proibido estacionar a partir das 14h, e o acesso de veículos será interrompido das 17h até às 00h.  Moradores identificados poderão circular, observando a presença de blocos.

A equipe da Semob estará de prontidão, através do whatsapp (83) 99406.0348 durante os festejos de carnaval, para recebimento de denúncias e solicitações de trânsito.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //